Crianças participam de minipasseata em prol da conservação de escola de Taboão

18/10/2013

Em prol da limpeza, conservação e manutenção, da escola infantil municipal, Chico Bento, no Jardim Saporito em Taboão da Serra, 150 crianças acompanhadas das professoras, coordenadora e diretora, realizaram uma minipasseata às 9h da manhã desta sexta-feira, dia 18. Munidos de faixas, apitos e palavras de ordem, o grupo deu a volta no quarteirão. As crianças estavam com os rostinhos pintados e mostraram muita animação durante toda a atividade, que durou por volta de meia hora. Veja aqui álbum completo.

De acordo com diretora da escola, Sandra Alves, a atividade teve como finalidade promover a consciência ambiental de estudantes e da comunidade escolar, uma vez que parte deles, a conservação da escola e mais ainda, a ajuda para chamar a polícia, diante de invasões ocorridas aos finais de semana. Ela explicou que à escola é alvo de constantes depredações (dos telhados e até dos brinquedos das crianças) e despejo irregular de lixo e entulho, no muro da parte de trás da unidade, que acaba atraindo ratos, baratas e outros insetos.

“Outras crianças maiores que as que estudam aqui pulam o muro, usam os brinquedos e eles quebram. Pessoas também pulam no telhado, danificando-os e as salas ficam repletas de infiltrações e vazamentos. Sem contar na quantidade de entulho jogada lá atrás”, disse.

Foi dai que nasceu o projeto "Cuidando melhor do nosso espaço escolar" que visa conscientizar a comunidade quanto ao respeito do espaço das crianças. O projeto tem como lemas uma escola mais segura agradável e limpa para as crianças; cuidando do entorno da unidade escolar e evitando jogar lixo nos muros.

A reportagem do Jornal na Net teve acesso ao interior da escola e notou vários brinquedos quebrados, o bebedouro sem torneiras, com uma viga de ferro exposta e sem qualquer manutenção. Chamou atenção ainda, as infiltrações nas salas, com gotas caindo a todo o momento, e algumas outras danificações no pátio da escola. 

“As telhas são trocadas durante a semana, porém chega final de semana e tudo quebra novamente. O mesmo acontece com os brinquedos”, afirmou a diretora. Ela contou ainda, que essa situação em que se encontra a escola, já perdura por vários anos. “Outras diretoras já passaram por esses problemas, mas deixaram passar, se arrastando ainda mais essa situação”.

A escola é mantida pela Caritas São Pedro, do bairro Parque Pinheiros. Ao todo 240 alunos estudam na unidade. A iniciativa inédita na escola deveria ter acontecido no início deste mês, porém devido às chuvas, acabou sendo cancelada e realizada na data de hoje. 

Comentários