Ação de Saúde da Prefeitura atende moradores do Crispim
Os moradores do bairro do Crispim, Itapecerica da Serra, receberam, no dia 5 de outubro, um grande movimento de saúde que contou com atuação de mais de cento e cinqüenta profissionais e voluntários da área da saúde, beleza, artes, limpeza pública e outros. Foi o mutirão da saúde, que aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro, com oferta de serviços multisetoriais para mais de mil e duzentas pessoas.
Com o slogan “Saúde em ação junto com a população”, o movimento foi uma iniciativa da Autarquia Municipal de Saúde e contou com apoio das Secretarias Municipais de Governo, Ciência e Tecnologia; Inclusão e Desenvolvimento Social; Obras e Serviços; Cultura; Turismo e Educação, além do Conselho Tutelar, Rotary Club Itapecerica da Serra, Instituto Embeleze e Padaria da Serra.
Confira alguns dos serviços realizados na ação:
• 432 consultas médicas com Clínico Geral, Pediatra e Ginecologista;
• 69 exames de papanicolaou (prevenção ao câncer do colo do útero);
• 2.353 preservativos distribuídos e realização de 58 testes rápidos para detecção de sífilis;
• Atendimento a 143 adolescentes, com orientação sobre DSTs, emissão de Carteira do Adolescente, aferição do IMC;
• 12 pessoas participantes da terapia comunitária;
• 233 pessoas orientadas sobre os programas Farmácia Popular, Aqui Tem
Farmácia Popular e Dispensação de Medicamentos Especiais; Alimentação e Nutrição e Serviço Social da Saúde;
• 643 pessoas tratadas de geohelmintíase (verminose);
• 580 cães e 60 gatos vacinados contra raiva;
• 53 crianças participantes de atividades educativas sobre saúde bucal;
• 16 exames preventivos de câncer bucal;
• 46 pessoas orientadas sobre dependências químicas e sobre os serviços do CAPS-ad;
• 41 pessoas receberam orientação profissional sobre Bolsa Família, Conselho Tutelar e orientação previdenciária;
• 132 pessoas receberam tratamentos de beleza com cortes de cabelo, depilação de buço, esmaltaria e designer de sobrancelhas;
• Abordagem a todos os participantes do evento, com distribuição de laços rosa e panfletos alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama;
• Atividades culturais e físicas;
• Pescaria da Dengue com participação de 200 crianças recebendo informações sobre prevenção da Dengue;
• Operação cata bagulho com recolhimento de 8 caminhões lotados de materiais inservíveis, acompanhada de equipes da zoonoses que abordaram 800 pessoas com informações sobre prevenção da dengue e instalação de 90 capas de caixa d’água nas residências do bairro, evitando criadouros para o mosquito transmissor da Dengue.
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra