Prefeito Fernando Fernandes vistoria obras da Unidade de Pronto Atendimento do Shopping

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/10/2013

As obras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento localizada na Estrada de São Francisco, perto do Shopping Taboão, vem sendo acompanhada de perto pelo prefeito de Taboão da Serra Fernando Fernandes. Em vistoria, na última terça-feira, 08 de outubro, prefeito e o presidente da Câmara Municipal Eduardo Nóbrega puderam constatar o bom andamento das obras que já recebeu a infraestrutura elétrica e hidráulica, casa de máquinas para o elevador, pintura, parte da instalação do ar condicionado, fachadas laterais e dos fundos, acesso para entrada e saída das ambulâncias pelo retorno do Shopping Taboão e urbanização nos muros laterais. 

“O município precisa dessa Unidade de Pronto Atendimento uma vez que temos apenas o Pronto Socorro do Antena para receber as emergências. A cidade ganha um equipamento de saúde com atendimento especializado e estrutura necessária para o bom atendimento a população”, comentou o prefeito Fernando Fernandes. 

Fernando lembrou ainda que, “conseguiremos reformar o Akira Tada uma vez que os atendimentos daquela unidade serão transferidos para a UPA e dessa forma vamos proporcionar um atendimento digno a todos os pacientes. Será uma grande conquista para Taboão”. 

De acordo com a Secretária de Saúde de Taboão da Serra aproximadamente R$ 3,5 milhões foram investidos para construção e compra dos equipamentos da UPA que atenderá urgência e emergência em clínica geral e pediatria. “Teremos treze leitos, atendendo cerca de 450 pacientes, beneficiando moradores dos bairros Jardim Helena, Parque Laguna, Pazzini, Jardim Ouro Preto, Jardim Monte Alegre, Jardim América, Jardim Maria Rosa e Centro. Em sua estrutura serão seis consultórios, além das salas de observação (masculina, feminina e pediátrica), de inalação e medicação”, explicou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. 

As Unidades de Pronto Atendimento foram criadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, pela Política Nacional de Urgência e Emergência e para funcionar todos os dias da semana, 24 horas por dia e assim resolver grande parte da demanda dos atendimentos, como pressão arterial e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. 

Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Nos municípios que contam com o serviço, a grande maioria dos casos é solucionada na própria unidade, com prestação de socorro, onde os médicos controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação. 

Comentários