Palestra marca série de ações do Outubro Rosa em Taboão da Serra
O Cemur recebeu cerca de 500 mulheres na manhã desta quinta-feira, dia 10. Na ocasião elas participaram do evento de lançamento do Outubro Rosa, na cidade de Taboão da Serra. Visando esclarecer, orientar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, por meio do auto-exame, a mastologista Dra. Stana George Grosso, ministrou palestra mostrando ainda, as características da doença.
De acordo com a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner o mês de Outubro garante a oportunidade de fazer a prevenção e o exame, que não devem ser feitos somente neste mês, mas em todos do ano. “Se a doença for identificada no início pode ser curada em até 95% dos casos”, afirmou. Sobre os homens ela disse que de 100 casos, um acontece com eles. Em relação às demandas da pasta, ela ressaltou estarem difíceis, porém “passos estão sendo dados”.
O prefeito Fernando Fernandes elogiou as realizações dos mutirões da saúde, que garante a marcação de consultas mais próximas. Ele falou sobre a entrega da UPA para o Final de Novembro, brincou, após a fala da secretária, sobre os casos de câncer nos homens, que vai apalpar as mamas todos os dias e comentou sobre as reformas das UBS’s e PS’s. O Outubro Rosa, ele classificou como uma atividade de saúde pública, afirmando que a mudança de hábito para a realização do auto-exame é lenta - “se não dermos o 1º passo. É preciso ter iniciativas como essa para a conscientização”, frisou.
A deputada e primeira dama, Analice Fernandes disse acreditar que quando Taboão adotou o Outubro Rosa, fez um ato de cura à vida e esperança de usar o conhecimento, informações para a prevenção da vida. “Esse é o câncer que mais mata as mulheres entre 45 a 65 anos. A prevenção é a ferramenta mais importante no combate a doença. Está nas nossas mãos a cura”, observou.
Partiu dela também o anúncio da entrega em 15 dias dos uniformes e tênis das PAP’s (Programa de Apoio Profissional).
O lançamento garantiu ainda o agendamento de mamografias das mulheres presentes e a entrega de bombons. Participaram da solenidade o vice-prefeito, Laércio Lopes, a secretária de Assistência Social, Arlete Silva e os vereadores André Egygio e Joice.
Outubro Rosa
O mês faz parte de um movimento popular internacional comemorado em todo o mundo, na luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da população, principalmente das mulheres, na importância da realização da mamografia anual para detecção precoce da doença.
Outras ações
Nos dias 26 e 27 de outubro, no Shopping Taboão, voluntários estarão em um stand montado para a mobilização de esclarecimento sobre a prevenção do câncer e orientações para as mulheres que passarem por lá. Para a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, o objetivo é conscientizar sobre a importância do autoexame e da mamografia. “Queremos atingir o máximo de pessoas possível, passando informações sobre como se prevenir, pois quanto mais cedo for detectada qualquer anormalidade no seio, mais chance há de tratamento”, diz.
Durante todo o mês, acontecerão Rodas de Conversa sobre o câncer de mama, com duração média de duas horas, com as moradoras da região dos equipamentos de Saúde do município.
Confira a programação:
14/10 - 10h – UBS Silvio Sampaio (Dra. Stana)
15/10 - 14h – UBS Jd. Salete
16/10 - 08h – UBS Panorama (Dra. Roseli)
17/10 - 10h – UBS Santo Onofre (Dra. Stana)
18/10 - 08h – UBS Parque Pinheiros (Dr. Rogério)
21/10 - 10h – UBS Akira Tada (Dra. Stana)
22/10 - 14h – UBS Santa Cecília (Dr. Valdir)
24/10 - 10h – UBS Jd. Suiná (Dra. Stana)
25/10 - 08h – UBS Jd, Helena (Dr. Rogério)
26/10 - 14h - UBS Jd. América (Dr. Valdir)
04/11 - 10h – CAPS 2 e CAPS AD (Dra. Stana)
05/11 - 14h – Clínica DST (Dr. Valdir)