Mobilização conscientiza mulheres sobre a prevenção do câncer de mama em Taboão

Visando esclarecer, orientar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, o PTB mulher de Taboão, mobilizou membros do partido, técnica de mamografia e enfermeira neste domingo, dia 06. O stand montado na avenida Luiz Carlos Ventura, bairro do Pirajuçara, reuniu diversas pessoas durante todo o dia. Muitas delas estavam sem fazer o exame há muito tempo, nem ao menos o de toque, como no caso de Solange Rodrigues, moradora do bairro Vista Alegre. Álbum aqui.

“Faz muito tempo que não faço o exame. Como o médico está difícil para marcar faço o exame, mas como passou muito tempo, marco de novo e às vezes até acabo desistindo”, disse. Eliana Rodrigues, moradora do bairro Jardim Salete disse nunca ter feito o exame por ter vergonha. “Fui muito bem orientada a fazer o exame do toque. Só se sair secreção preciso tomar mais cuidado”, contou.

A vereadora Joice Silva defendeu a importância do auto-exame, no banho, por exemplo, como uma forma de prevenção. “Melhor se cuidar. Fazer a mamografia”, disse. De acordo com ela, o partido irá realizar entregas de panfletos em vários pontos da cidade neste mês de outubro, a fim de conscientizar as mulheres dessa importância. 

A presidente do partido, Célia Tomilheiro falou sobre o lançamento do programa “Outubro Rosa” pela secretaria da Saúde, dia 10, no CEMUR, às 9h. Na ocasião haverá palestra sobre a prevenção, a importância do autoexame e características do câncer de mama, com a mastologista Dra. Stana George Grosso. Além disso, as mulheres poderão fazer o agendamento de mamografias.

O vice-prefeito, Laércio Lopes, marcou presença no evento. Ele parabenizou o PTB mulher e defendeu a conscientização como um remédio. “A conscientização é super importante. Mas, não podemos esquecer de outros assuntos como à violência doméstica para que faça valer a Lei Maria da Penha e pedofilia que é imperdoável”, afirmou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva também esteve na mobilização. Taboão tem programação especial para o Outubro Rosa – veja aqui. O mês faz parte de um movimento popular internacional comemorado em todo o mundo, na luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da população, principalmente das mulheres, na importância da realização da mamografia anual para detecção precoce da doença. 

Comentários