Obra da UPA Taboão da Serra está em fase final

Por Anderson Dias | 4/10/2013

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taboão da Serra, está em fase final das obras, de acordo com a prefeitura a inauguração da obra acontecerá até o próximo mês. As atividades para a construção do espaço começaram no início do ano, e em pouco mais de seis meses e o prédio já tem praticamente tudo instalado como a parte hidráulica e elétrica, e a parte inicial da pintura interna e externa.

Segundo informações da prefeitura municipal a UPA – Taboão, receberá ferramentas de trabalho como o mobiliário, os materiais e os equipamentos que foram definidos de acordo com o porte da unidade. Foram investidos para a edificação e aquisição de equipamentos desta unidade cerca de 3,5 milhões de reais. Para a construção ainda foram considerados fatores como fluxos de atendimento. “Tomara que a saúde do Taboão seja fortalecida com a chegada da UPA”, argumentou Ana Celeste.

A UPA, presta os primeiros atendimentos de casos emergenciais, e muitas vezes consegue diagnosticar alguns casos sem a necessidade de dar continuidade de determinadas demandas em um hospital. Exames de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, são os atendimentos que os pacientes encontrarão na unidade que será entregue em Taboão da Serra. “Os exames que precisam de rapidez vão nos beneficiar muito, isso é o que precisamos”, disse Wellington Marques.

Criadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência em 2003, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), foram idealizadas com o objetivo de prestar atendimento 24 horas, e funcionam como meios de desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, com metodologia que acelera o processo para a prestação de serviço à população. “Vai melhorar a saúde, esperamos menos filas e bons atendimentos”, ressaltou Mercedes Soares.

Os moradores que serão beneficiados com a chegada da UPA são os pacientes dos bairros Jardim Helena, Parque Laguna, Pazzini, Jardim Ouro Preto, Jardim Monte Alegre, Jardim América e Jardim Maria Rosa. As UPA´s foram criadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. “Tudo que é em benefício da saúde do povo é bem-vindo, quem depende do SUS, merece um serviço bom”, disse Wagner Firmino.

Comentários