Câmara Municipal realiza audiência pública para prestação de contas da saúde

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 1/10/2013

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na manhã desta segunda-feira, dia 30, uma audiência pública para a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre da secretaria de saúde. A secretária Raquel Zaicaner apresentou os dados e investimentos da pasta no período e respondeu a perguntas dos vereadores e da população.

Durante quase três horas, a secretária expôs os investimentos na saúde e disse que a prefeitura irá realizar a reforma de cinco Unidades Básicas de Saúde, além de inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em frente ao Shopping ainda neste ano e a reinaugurar maternidade municipal, que passa por reformas.

A vereadora Érica Franquini, presidente da comissão permanente de saúde da Câmara Municipal fez um balanço positivo da audiência. “Tivemos uma boa participação de moradores, além dos profissionais da saúde. Sabemos que a prefeitura vem investindo mais de 27% do orçamento na saúde, o que garante bons resultados”, disse. 

Segundo a secretária, o prefeito Fernando Fernandes vem dando prioridade para a saúde porque essa área sempre teve altos índices de reclamação da população. “A Constituição obriga um investimento de 15% do orçamento municipal, mas o prefeito está destinando 27,65% para a saúde”, disse Raquel Zaicaner.

Outro ponto abordado pela secretária durante a audiência é um fenômeno que vem acontecendo em quase todas as cidades do Estado de São Paulo, o envelhecimento da população. 

“A cidade tem que se reorganizar, a nossa população está envelhecendo. Nossas necessidades eram umas, agora a pirâmide populacional está invertendo, temos menos jovens e mais idosos e por isso temos que nos preparar. Nossas unidades de saúde terão atividades físicas como caminhadas, exercícios, tudo isso para dar mais qualidade de vida para nossos idosos”, garantiu.

O vereador Cido cobrou um atendimento mais rápido nas UBS e lembrou que o atual gargalo na saúde é em relação aos exames. “É claro a melhoria no atendimento nas unidades de saúde nos últimos meses, mas precisamos continuar melhorando a cada dia. Sabemos dos investimentos pesados que estão sendo feitos na saúde e por isso vamos cobrar”.

A vereadora Joice Silva elogiou o trabalho da secretária Raquel Zaicaner na pasta da saúde. “Sabemos da sua dedicação, já vi várias vezes a senhora atendendo no lugar de médicos, coisa que não é a sua função, mas sempre está disposta a ajudar o próximo. Espero que a senhora nunca mude o seu jeito e carinho com o próximo”.

Comentários