Dia Internacional do Idoso comemora expectativa de vida na terceira idade

O dia Internacional do idoso comemora o crescimento de uma população que tem aumentado muito nas últimas décadas. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), no Brasil, existem mais ou menos 15 milhões de idosos, e a expectativa de vida para eles é que em países mais desenvolvidos eles possam chegar tranquilamente aos 75 anos, e já para 2050, estima-se que cheguem seguramente aos 90.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), com base no Censo Demográfico apontou que em 2010, o município de Taboão da Serra, tem atualmente cerca de 7.317 idosos, sendo 4.103 Mulheres e 3.214 Homens (no Brasil é considerado idoso pessoas com idade igual ou superior a 60 anos).

Na data que comemora o dia do idoso, muitos deles [idosos], aqui em Taboão da Serra, se sentem felizes por terem um data dedicada a eles, “chegar na velhice é um presente da vida, e poder ser lembrada é uma homenagem linda”, afirmou Ângela Martins. Já para outros apesar da data falta respeito aos idosos, “não adianta ter uma data se não há o respeito, o idoso precisa ser respeitado”, ressaltou Victor Araújo. 

Em Taboão da Serra, os idosos encontram apoio que garantem o seu estatuto, como o Centro de Referência do Idoso, que funciona dentro das dependências da Escola Municipal Infantil e oferece atividade física, dança, vôlei, alfabetização, teatro e tricô, “quando se dá continuidade as atividades na terceira idade, se dá continuidade à vida”, disse Lourdes Ribeiro. 

A maior e mais importante arma proteção do idoso, é a Delegacia de Defesa do Idoso, que fica na Rua Albert Einstein, 80 – Jardim Salete, e atende todos os casos de abusos contra idosos. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 4138-3316

Comentários