Após 4 dias e onze horas de espera, perícia é feita em terreno de Itapecerica
Chegou às 11h deste sábado (28), de acordo com o subcomandante da GCM Ramos, após 4 dias e onze horas, a perícia no terreno tomado por entulho na cidade de Itapecerica da Serra. Guardas Municipais preservavam todo este período o terreno, na rua Caraguatatuba, bairro Jardim Montezano. O flagrante aconteceu na terça, às 18h25 e somente, hoje a perícia foi realizada.
O Jornal na Net divulgou com exclusividade à espera pela perícia (relembre aqui). Relatos apontam que a perícia teria demorado mais de 24 horas em uma outra ocorrência com entulho no Recreio Primavera. Os despejos irregulares de entulhos são constantes na cidade e vários flagrantes já foram reportados pelo portal.
A permanência durante todo o dia e a noite da GCM no local do flagrante, acaba tirando das ruas uma viatura da corporação, que poderia garantir a sensação de segurança de muitos moradores, além de proteção aos prédios públicos da cidade.
Possível justificativa
A justificativa pela demora da perícia seria devido o Instituto Criminal (IC) ter somente uma equipe de crime ambiental. O serviço é feito pelo Instituto Criminal, do Governo do Estado de São Paulo. O jornal tentou por mais de sete vezes, na última sexta, contato com o órgão nos telefones divulgados no site do IC: 3815 – 8200 e 3811 – 7000, porém os números só chamam e depois a ligação cai.
No atendimento feito em ligação ao número 3811 – 7145, um funcionário, que não quis se identificar disse desconhecer tamanha demora da perícia, uma vez que quando o local está preservado, tanto pela guarda, quanto pela polícia, é dado prioridade ao atendimento.
Ocorrência
Os guardas Formagio e Alexandre passavam pelo local e flagraram o despejo, aos fundos de um campo de futebol. O motorista e o ajudante foram levados para a delegacia, porém não quiseram justificar o despejo. O caminhão foi apreendido e a perícia foi chamada, na própria terça-feira. Uma nova reiteração, após 24 horas do flagrante, foi feita pela delegada de plantão, na quarta.