Jovem de Itapecerica vai junto com comitiva estudar medicina na Rússia

Por Sandra Pereira | 17/09/2013

A jovem Itapecericana, Daniela Caçador, 19 anos vai viver junto com dois estudantes do estado do Rio de Janeiro e outros nove de várias cidades de São Paulo uma experiência única que promete mudar a vida de todos. Nesta quarta-feira, 18, o grupo embarca para a cidade de Kursk, na Rússia, onde vão estudar medicina.

Confiante no futuro da filha Danielle Caçador, 19, de Itapecerica da Serra (SP), os pais deram total apoio para a jovem ir em busca de seu sonho, mesmo que ele seja realizado em outro continente.  “Meus pais me fizeram ver todas as oportunidades que viriam com essa escolha. Eles sempre deixaram claro que independente do que eu escolhesse para a minha vida, estariam ao meu lado.”

 “Tive muitos problemas de saúde quando pequeno. Acredito que todo esse contato prematuro com a medicina me fez ficar apaixonado pela profissão”, conta Jonathan das Neves, 26, de São Paulo (SP). Ele e mais onze estudantes da região Sudeste embarcam dia 18 de setembro para Kursk. Antes de iniciarem a graduação, os alunos farão a Faculdade Preparatória de Medicina em Kursk e terão aulas de Ciências Biológicas em inglês para adaptarem-se à metodologia russa e praticarem o idioma oficial das aulas.
A estudante Graziela Fortes, 19, de Iguape (SP), acredita que a experiência vivenciada com intercâmbios a ajudou bastante na decisão. “A bagagem que trazemos de volta para o país natal é incrível. A Rússia tem uma cultura riquíssima na qual sempre quis conhecer, sua tradição na medicina também me chamou muita atenção”, explica. Já o estudante Arthur Barros, 18, do Rio de Janeiro, está se preparando para cursar três meses de Faculdade Preparatória em Kursk, antes de optar por um curso específico. “Tenho grandes expectativas de conhecer uma nova cultura e língua. Após esse período, vou escolher medicina, desde o ensino médio tenho essa vontade”, diz.

Estudo reconhecido

A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, na obtenção da documentação necessária para permanência legal no país, inscrição na universidade e assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao destino.
Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Serviço:


Aliança Russa de Ensino Superior
Edif. Prime Office Park
Rua Adib Auada, 35, Sala 113-B
Granja Vianna – Cotia / SP
CEP: 06710-700
Telefone: (11) 4551-3836

Com informações da Assessoria de Imprensa da Aliança Russa de Ensino Superior


Comentários