Conheça o Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 12/09/2013

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é a unidade de saúde pública que têm como principal objetivo a prevenção e o controle de doenças transmitidas por animais aos seres humanos, como raiva, dengue, leptospirose, hantavirose, febre amarela silvestre, entre outras. Para isso, campanhas educativas com a população são frequentemente realizadas, visando o esclarecimento quanto a posse responsável e quanto ao controle da população de animais domésticos, como cães e gatos; de animais de grande porte; e, sobretudo, dos animais sinantrópicos, que são os ratos, mosquitos e morcegos, entre outros.

Atualmente, o CCZ tem cerca de 60 cães e 9 gatos disponíveis para adoção. São animais que foram retirados das ruas, receberam tratamento, medicação e vacinas, e estão aguardando um novo lar. 

Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar comprovante de residência, RG e CPF, além de assinar um Termo de Responsabilidade de Adoção. O novo dono leva também um Manual com as orientações básicas sobre os cuidados com o animal, que traz dicas que vão desde a higiene do animal e do ambiente em que ele está abrigado, até os cuidados com alimentação, vacinação e vermifugação. O objetivo do manual é auxiliar no cuidado e conscientizar as pessoas a respeito da posse responsável do animal.

“O trabalho do CCZ muitas vezes é confundido com o de um órgão responsável pelo recolhimento de animais abandonados nas ruas pelos donos”, afirma Marcelo Monteiro, diretor de Vigilância em Saúde do município. O diretor explica que, conforme estabelece o artigo 32 da Lei Federal n° 9605/1998, abandonar animais nas ruas é crime e a pena pode chegar a um ano de detenção, além de multa. “O cuidado com o animal é de responsabilidade dos donos. A responsabilidade do CCZ é recolher das ruas os animais doentes e desprovidos de cuidado, visando evitar a proliferação de doenças”, esclarece o Marcelo Monteiro.

O Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra está localizado na Estrada Balthazar Manoel, 1.669 – Potuverá.

Reconhecimento de munícipes:

O Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra está disponível para participação da sociedade, seja em forma de doação de materiais e insumos que são utilizados no espaço, ou sugestões de melhorias.

A Autarquia Municipal de Saúde agradece os munícipes que, reconhecendo a importância do trabalho desse setor, colaboram com a municipalidade para garantir o bem estar dos animais ali recolhidos. Este ano, foram doados cobertores; casinhas para cachorro; lonas para proteção das janelas do canil; telas; além de ração, leite e mamadeiras para os filhotes.

Comentários