Taboão realiza 1º Oscar Paulista Interestadual de Karate

O primeiro Oscar Paulista Interestadual de Karate em Taboão da Serra, realizado neste domingo, 16, no Ginásio de Esportes mostrou a força do esporte na cidade. Atletas de todas de cinco Estados, várias cidades de São Paulo e escolas de Taboão, de todas as faixas etárias participaram do Oscar demonstrando o potencial que o Karate tem de promover uma harmoniosa interação entre crianças, jovens e adolescentes.

O evento reuniu atletas representando escolas da cidade, do Estado e até outros locais do Brasil. Os vereadores Carlos Andrade (PV), Arnaldinho da Imobiliária (PSB) e Cido da Yafarma (DEM) prestigiaram a atividade, receberam prêmios e medalha. Além deles, os empresários Ney Santos e Edson Emaq, e o secretário Municipal de Esportes de Taboão da Serra, Luiz Lune, também foram agraciados com a premiação.

Durante a abertura do evento o secretário de Esportes salientou a importância da participação dos atletas no Oscar de Karatê. “Para nós é motivo orgulho realizar um evento desse tipo. O Karate é um esporte saudável, que promove a inclusão, propicia lazer e traz o gosto pela competição”, defendeu Lune

Para o vereador Carlos Andrade o evento consolida Taboão da Serra como referência nacional na prática do Karate. O vereador parabenizou o secretário e os atletas presentes. Além disso, destacou a importância da escola enquanto incentivadora da prática de esportes.

“Esse trabalho das escolas é fundamental. O esporte contribui diretamente com a boa formação dos indivíduos. Impede que as crianças e jovens enveredem pelo caminho obscuro das drogas, incentiva a dedicação e ajuda a garantir a disciplina. Esse conjunto de fatores contribui positivamente para a formação do caráter da pessoa”, declarou Carlos Andrade.

O vereador Arnaldinho da Imobiliária (PSB) destacou o empenho do prefeito Evilásio Farias que adotou o esporte como política pública de inclusão na cidade. Além disso, lembrou o compromisso assumido por ele de fortalecer o esporte na cidade, durante a assinatura de convênio com o CATS.

“O prefeito já se comprometeu e aumentar o repasse para o esporte no próximo ano. Isso demonstra o compromisso dele com a área e o respeito aos atletas”, defendeu Arnaldinho.

Já o vereador Cido da Yafarma analisou que a realização do evento demonstra a maturidade do esporte na cidade. Ele lembrou que as atividades esportivas ajudam a manter os jovens fora do caminho das drogas, conscientiza sobre a necessidade de levar uma vida saudável e ajuda na formação integral do ser humano. O vereador fez questão de parabenizar o trabalho secretário de Esportes. “O Lune vem mudando a história do esporte em Taboão e merece parabéns por esse trabalho”, observou.

O empresário Ney Santos, que ajudou a patrocinar o evento, também defendeu a importância da prática de esporte. Ele disse que o Karate é uma das modalidades esportivas mais tradicionais e respeitadas no Brasil. “Esporte é qualidade de vida. Todos devemos incentivar”, ensinou.

Já Edson Emaq fez questão de agradecer a medalha recebida da organização do evento. Ele também entende a prática esportiva como sendo fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano.

O atleta Evan Mota avaliou que o evento foi positivo já que a prática de esportes é uma das bases para a consolidação de uma sociedade mais saudável e disciplinada.

Saiba mais sobre o Karate


Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

Introduzido no Brasil na década de 50, pelos integrantes da colônia Japonesa, inicialmente no Estado de São Paulo, e, posteriormente em outros estados, o karate desenvolveu sua prática por todo pais, culminando com equipes competitivas e a participação dos atletas brasileiros em competições nacionais e internacionais. O 1º Campeonato Brasileiro de Karate foi realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Comentários