Escola Municipal de Gastronomia oferece novos cursos

29/08/2013 | Prefeitura Municipal de Taboão da Serra

Os munícipes de Taboão da Serra têm agora mais opções de cursos de capacitação profissional. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e a Escola Municipal de Gastronomia estão ministrando aulas para Camareira e Arrumador de Hotéis, Organizador de Eventos, Recepção e Excelência no Atendimento e Assistente Administrativo para Hotéis. As capacitações tem carga horária de 45 horas e as inscrições podem ser feitas na própria escola.

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Tatiana Candeo, a hotelaria é um dos campos que mais empregam atualmente no mundo. “Para ser bom profissional é preciso ter conhecimento técnico especifico, além de saber lidar com o público e aprender sobre diferenças de costumes, marketing pessoal, entre outros, para ter condições de competir nas disputas por vagas”, conta. 

Para os próximos meses, a Secretaria prepara ainda cursos de Garçom e Garçonete, Monitor Turístico, Recreador para Hotéis, Hostess e Host para Bares e Restaurante, além dos conhecidos Espanhol Básico e Instrumental para Hotelaria e Inglês Básico e Instrumental para Hotelaria, com inscrições já abertas.

O prefeito Fernando Fernandes Filho faz questão de frisar a importância dos cursos profissionalizantes. “É preciso formar novos profissionais e qualificar a mão de obra. Encontrar um profissional qualificado se tornou um grande desafio para as empresas”,disse. “Por isso investimentos nessas capacitações, estimulando o taboanense a buscar conhecimento em áreas que geram emprego, dessa maneira, em muito pouco tempo, ele terá o perfil que o próprio mercado exige”, finaliza Fernando.

A Escola Municipal de Gastronomia de Taboão da Serra  é a primeira especializada em todo o estado de São Paulo a oferecer cursos de gastronomia e hotelaria totalmente gratuitos, oferendo cursos especializados em diversas modalidades nas áreas do mercado gastronômico, de hospitalidade e de turismo.

Segue a descrição e atribuições dos cursos:

Camareira e Arrumador para Hotéis: Executar arrumação da Unidade Habitacional,personalizar atendimento ao cliente, responder sugestões e reclamações, solucionar conflitos com clientes, identificar meios de hospedagem apropriados a cada clientela, sintetizar e relacionar informações com meios e recursos disponíveis, empregar adequadamente vocabulário técnico, identificar e avaliar meios e recursos disponíveis, organizar meios e recursos para concretização de produtos e serviços, prever o uso de áreas e meios físicos, sua articulação funcional e fluxo de trabalho de pessoas, adequar a oferta aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas das clientelas, atender clientes correspondendo às expectativas deles.

Organizador de Eventos: proporcionar ao aluno conceito e classificação sobre as organizações de eventos, desenvolvimento prático e a correta adequação dos eventos, desempenho prático que evidencie a viabilidade técnica do projeto, promover vendas de produtos e serviços, promover eventos especiais, supervisionar serviços de eventos, controlar qualidade dos serviços, participar na elaboração de eventos, definir equipes de trabalho, liderar equipes, sintetizar e relacionar os conceitos e a evolução histórica dos eventos, conceber e programar produtos e serviços a serem oferecidos ao cliente e ao participante de evento, identificar e adequar os tipos de eventos aos meios e recursos disponíveis, manter viabilidade técnica, financeira e administrativa do evento, elaborar e interpretar orçamentos e contratos, adequar o evento aos interesses e expectativas dos clientes, atender clientes correspondendo às expectativas destes, supervisionar serviços de terceiros, organizar e manter cadastro de fornecedores, provedores e prestadores de serviços, controlar a execução de contratos.

Recepção e excelência no atendimento: executar atividades a hóspedes e clientes: recepção, reserva, portaria social e serviços de telefonia, personalizar atendimento ao cliente, controlar a documentação de hóspedes e clientes, realizar o “check in” e “check out”, responder sugestões e reclamações, solucionar conflitos com clientes, identificar meios de hospedagem apropriados a cada clientela, sintetizar e relacionar informações com meios e recursos disponíveis, empregar adequadamente vocabulário técnico, identificar e avaliar meios e recursos disponíveis, organizar meios e recursos para concretização de produtos e serviços, prever o uso de áreas e meios físicos, sua articulação funcional e fluxo de trabalho de pessoas, adequar a oferta aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas das clientelas, atender clientes correspondendo às expectativas deles.

Assistente Administrativo para Hotéis: propiciar ao aluno a identificação de oportunidades empreendedoras e o contato com as principais rotinas administrativasexistentes nos hotéis, com visão sistêmica destas organizações e do mundo dos negócios. O aluno deverá compreender o sentido de empreendedorismo na empresa ou individualmente, analisar o ambiente interno e externo da organização hoteleira e suas influências, identificar as competências mínimas necessárias para o desenvolvimentodos principais departamentos e verificar a importância da sinergia departamental para o desenvolvimento do negócio.


Tamara Freitas

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