Furtos apresentam queda em Taboão e Embu, porém aumentam em Itapecerica
Os números de casos de furtos, lesões corporais, roubos, roubos de cargas e homicídios tiveram queda significativa no mês de julho deste ano, se comparado ao mesmo período de 2012 na cidade de Taboão da Serra. A principal diminuição foi de furtos, 63 casos, seguido de lesão corporal com 32 registros. Os roubos apresentaram diminuição de nove crimes, roubo de carga cinco, já homicídio 3. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no final da tarde da última segunda-feira (26).
Em julho deste ano 115 crimes de furtos foram praticados na cidade, já no mesmo período de 2012, 178. As lesões corporais aconteceram 63 vezes, sendo 95 no mês de julho do ano passado. Os roubos por sua vez, ocorreram 193 vezes, em julho deste ano e 202 em 2012. Seis roubos de carga foram registrados na cidade contra 11 no ano passado. Já os assassinatos um e quatro, respectivamente. Também apresentaram queda de um caso, a tentativa de homicídio (um contra dois) e furto de veículos (59 contra 60, respectivamente).
Apresentou aumento de nove casos o crime de roubo de veículos, sendo 77 em julho deste ano e 68 em 2012. Já os crimes de estupro e tráfico de drogas tiveram aumento de três casos cada um (11 esse ano e 8 ano passado e 12 contra 9), respectivamente. Nenhum latrocínio [roubo seguido de morte] e roubo a banco foram registrados neste período analisado.
Itapecerica da Serra
Na cidade de Itapecerica da Serra os dados divulgados pela secretaria de Segurança apontam um aumento nos crimes de furto, roubo, tentativa de homicídio, roubo de veículo e carga e furto de veículos. O crime que mais apresentou aumento, chegando a 98% é o de furto, com 81 ocorrências a mais - 164 mês passado e 83 em julho de 2012. Os roubos contabilizaram 34 a mais do que no mês de julho do ano passado (113 contra 79).
O roubo de veículo foi registrado sete vezes a mais em julho deste ano, sendo 27 contra 20 em 2012. Os furtos de autos seguiram a mesma tendência, mas com quatro a mais (19 e 15, respectivamente). Uma tentativa de homicídio foi cometida a mais do que no mesmo período do ano passado, sendo 3 em desfavor de 2. E, por fim o roubo de carga, um caso a mais (7 contra 6).
Obtiveram queda no índice criminal, as práticas de lesão corporal contabilizando dez casos a menos (30 contra 20), tráfico de drogas dois, homicídio, latrocínio e estupro, um a menos cada um, sendo (7 contra 9; 3 e 2; 0 e 1 e 3 e 2, respectivamente). Nenhum crime de roubo a banco foi registrado no período.
Embu das Artes
Os crimes que apresentaram aumento no mês de julho deste ano comparado ao mesmo período do ano passado na cidade de Embu das Artes foram os roubos, roubos de veículos e de carga, tentativa de homicídio, os assassinatos e latrocínio. O principal delito que aumentou foram os roubos - 50 casos a mais (150 contra 100), seguido de roubo de veículos e carga quatro casos (44 e 32; 5 e 1, respectivamente), tentativa de homicídio três ocorrências (3 contra 0), homicídio dois (5 para 3) e por fim um crime de latrocínio (1 contra 0).
As ocorrências dos crimes de furto, lesão corporal dolosa, estupro, tráfico de drogas e furto de veículos apresentaram queda. A queda que mais chamou atenção foi a de 15 furtos a menos, se comparado ao mesmo período do ano passado (83 para 98). Na seqüência aparece lesão corporal e estupro com menos cinco ocorrências (69 contra 74 e 6 contra 11), respectivamente. Finalizando com menos três casos de trafico (15 para 18) e dois para furtos de veículos (27 contra 29), em julho deste ano e do ano passado. Nenhum roubo a banco foi registrado.