Reunião pode definir futuro do Transporte Alternativo em Itapecerica

O impasse entre a Prefeitura e o Transporte Alternativo de Itapecerica da Serra continua sem solução. Depois da proposta de Jorge Costa de voltarem ao trabalho e retornarem após 15 dias para uma nova reunião (nestes poucos dias Jorge analisaria os documentos) nesta quarta-feira, os perueiros decidiram manifestar em todo o centro da cidade.

Os manifestantes na ocasião afirmaram que continuariam paralisados e manifestariam em horário de pico, com o intuito de chamar a atenção e não prejudicar o munícipe, segundo eles.

Mas nesta quinta-feira, 13, tudo foi diferente isso porque praticamente todas as linhas operaram durante todo o dia na cidade, não houve registro de protestos, e nem ao menos trânsito ou pontos lotados, a cidade voltou ao normal depois de dois dias de paralisação da categoria.

Os perueiros reivindicam a revogação da licitação, querem mostrar que uma única empresa participar está errado e, além disso, que não concordam com todos os itens do edital. Muitos deles temem ficar sem emprego, pois, não conseguirão segundo relatos se encaixarem nas regras do edital.

O impasse pode acabar nesta sexta-feira, 14, pois representantes da categoria se reúnem com o Prefeito Jorge Costa para definir o futuro do Transporte Alternativo de Itapecerica da Serra.

Conheça um pouco mais sobre o caso:

Os condutores das vans decidiram cruzar os braços após abertura de envelope da licitação que apresentou somente a Cooperativa Cooperpan como participante da licitação.

E, além disso, os perueiros afirmam que a forma pela qual o edital foi elaborado ficou injusto, pois outras cooperativas não serão obrigadas a contratar os trabalhadores da categoria e também não oferece condições de briga no processo.


A pressão para licitar o sistema de transporte alternativo no município é do Tribunal de Contas do Estado. O total da receita obtida pelos perueiros que atuam no setor pode chegar a R$ 4 mil por mês. A Ctamis possui cerca de 135 veículos divididos em linhas que alternam entre bairro-centro.

Comentários