Embu das Artes lança Remédio em Casa e estimula vida saudável e exercícios

Por Sandra Pereira | 11/08/2013

Adotar hábitos de vida saudáveis capazes de melhorar a saúde e evitar o aparecimento de vários tipos de doenças depende de decisão pessoal de cada um. Esse foi o foco central da fala do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, no sábado, 10, durante o lançamento do programa Remédio em Casa criado para atender moradores da cidade com problemas de saúde como diabetes e hipertensão. As equipes do programa vão trabalhar com smartphones, terão supervisão on-line, vão produzir estudos e incentivas mudanças de hábitos na população capazes de prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida.

O programa Remédio em Casa será implantado inicialmente no Posto Avançado de Atendimento do Jardim Mimás, beneficiando diretamente 391 pessoas, cadastradas e tratadas no posto.  O programa trará aos participantes o desafio constante de apresentar melhorias no quadro clínico. Eles serão submetidos a avaliações periódicas pela equipe multidisciplinar do projeto, que conta com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionista e professor de educação física. 

Com base no seu próprio exemplo o prefeito Chico Brito estimulou moradores que participaram do lançamento do programa a mudar hábitos alimentares, praticar atividades físicas e perder peso para ganhar mais saúde e qualidade de vida. 

“Eu estava gordo, tomando remédio para pressão, sentindo dores no corpo e a partir do momento que tomei a decisão de me cuidar isso mudou. Abandonei os remédios e ganhei mais disposição e saúde”, ensinou, esclarecendo que não adianta tomar medicamentos para combater sintomas sem atacar diretamente as causas das doenças. “Quem não corre pode andar. Também é preciso mudar hábitos de alimentação e praticar atividade física regularmente”. 

Para o prefeito a saúde pública não se faz só com dinheiro. Ele observa que é preciso uma mudança de atitude sobre como se portar no cotidiano. 

“Quem não fizer a sua parte ou se recusar a acatar as orientações da equipe não poderá permanecer no programa”, avisa o prefeito.

O vice-prefeito Natinha confirma a determinação política do governo municipal de investir em mais saúde e qualidade de vida dos moradores. 

A ação no enfrentamento à hipertensão e à diabetes na cidade de Embu das Artes trouxe à Secretaria Municipal de Saúde algumas mudanças. “Remédio em casa é uma estratégia do governo para tentar construir na cidade e região uma política de assistência farmacêutica. Hoje o remédio é quase um fetiche, o paciente só se sente atendido pelo médico quando o recebe e muitas vezes ele não precisa de medicamento naquele momento”, diz a secretária municipal de Saúde e sanitarista Sandra Magali Fihlie.

A secretaria explica que o bairro do Mimás foi escolhido para o lançamento do projeto por contar com uma comunidade adstrita, com unidade de saúde que cuida de mais de 3 mil pessoas e grupo de 391 com o perfil para o atendimento pelo projeto Remédio em Casa. “A doença hipertensiva é adquirida por vários fatores: hereditariedade, excesso de consumo de sal, vida sedentária, tabagismo , estresse,  entre outros . A diabetes pode apresentar uma condição genética e  hereditária, porém, se os hábitos alimentares não forem orientados desde criança, essa pessoa pode adquirir a diabetes na idade adulta”, explica Sandra Fihlie.

Comentários