MTST desocupa terreno, marcha por ruas e conhece projeto de moradias em Embu
Cerca de mil e quatrocentos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) desocuparam em ritmo de comemoração o acampamento Novo Pinheirinho na manhã deste domingo, dia 28 em Embu das Artes. O terreno que era ocupado por volta de um ano e meio pelo grupo, na rua Indianápolis, s/n, Parque Pirajuçara, ficou tomado por estacas de madeira, móveis e lonas. A área será destinada para construção de moradias populares e, ainda a instalação de um parque ecológico que irá contar com quadras, pista de skate, ginástica, entre outras atividades. Assim que saíram do terreno, os manifestantes tomaram as ruas em um novo ato. Munidos de faixas, cartazes e gritos de guerra, o grupo marchou pelo centro do Santa Tereza, avenida rotary e por fim, uma parte da avenida Aimará, onde se reuniram no Ginásio de Esportes e conheceram o projeto de moradias, apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal. Veja álbum aqui.
Antes de saírem do terreno, uma assembléia foi realizada. Palavras de ordem como “MTST a luta é pra valer”, “Criar, criar poder popular” e “O povo unido jamais será vencido” deram tom à união do grupo e, ainda representaram o momento de conquista dos integrantes. Os gritos ecoaram no terreno, nas ruas e no ginásio de esporte. Discursos inflamados do poder da mobilização, da união e da luta, após um ano e meio de ocupações, emocionaram diversas famílias e, além disso, resumiu o sonho de cada um pela conquista da casa própria. “Esse momento é a demonstração de que quando o povo se une, organiza, luta e vai pra rua, tem vitória. Acredito que essa é uma grande lição”, afirmou um dos coordenadores do movimento, Guilherme Boulos.
Enquanto aguardam a construção das moradias, 566 famílias ao todo receberão auxílio aluguel, no valor de R$ 400. A maioria delas, já conseguiu alugar casas, no próprio bairro. Outras 834 têm condições de pagar uma moradia do seu próprio bolso e não receberam o auxílio. De acordo com Boulos, 1.400 famílias estavam acampadas no terreno. Um pouco antes de chegarem ao ginásio de esportes do Valdelice, fogos entoavam a alegria da conquista, o mesmo clima contagiou os secretários de Governo, Paulo Giannini e Desenvolvimento Urbano, Juncal, o vereador e presidente da Câmara, Doda (PT), além de Lazarini, assessor da presidência do CDHU que esperavam o grupo no interior do ginásio.
Com a arquibancada tomada pelos manifestantes os presentes seguiram a linha de diversos discursos que expressavam o incentivo à luta, a importância da conquista, o apoio a novas lutas e ao movimento, e, além disso, Gianni defendeu as reformas que o movimento tanto pede: tributária, política e econômica. “Com essa atitude hoje de vocês, só reforça isso. Porque é só através da luta que se consegue o avanço”, afirmou. Doda ressaltou o exemplo de cidadania do movimento, em encontros na Câmara e prefeitura. Já, Lazarini lembrou que o movimento está cumprindo com a palavra de desocupação e afirmou: “sinto orgulho de ter participado desse sonho desde o começo”, disse.
Na ocasião Juncal apresentou o projeto do parque ecológico, de uma escola e creche, além de parte da preservação ambiental (espécies de árvores e bichos) no terreno e ainda três estudos de apartamentos, um deles com elevador. O primeiro estudo sugere a construção de 1.120 unidades de apartamentos, de 2 a 3 quartos, já o segundo 1.180, bem parecido ao projeto do Jardim Salete, em Taboão, o terceiro com elevador 1.952 e sem 1.192. Os estudos serão avaliados junto aos integrantes do movimento. Assim, como o protocolo de intenções das construções, que deve ser assinado na próxima semana.