Jovens de Itapecerica se reúnem com Chuvisco e garantem presença no Conisud, dia 17
A reunião entre os sete integrantes do “Vem Pra Rua Itapecerica”, prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) e secretários municipais, na tarde desta terça-feira (2º de julho) na prefeitura municipal, garantiu ao movimento a participação na próxima reunião do Conisud, marcada para o dia 17, às 12h na prefeitura de Embu das Artes. Ficou acertado também que eles, os vereadores e o prefeito apresentarão as cobranças a Miracatiba, em encontro ainda não agendado. Entre as reivindicações do movimento estão os pontos de ônibus, a questão dos idosos que são deixados nos pontos porque não pagam passagem e ainda, a possível integração com o bilhete único. A imprensa não pode participar da reunião e nem foi avisada.
De acordo com um dos representantes do movimento, Wesley na pauta de reivindicações apresentadas ao prefeito constava ainda à questão do Conselho da Juventude, aprovado ano passado, mas que até agora não funciona. “Zé Martins se comprometeu em ativar o conselho”, informou. Em relação aos horários que o transporte alternativo costuma parar de transportar os passageiros, a partir das 20h30, Wesley disse que o prefeito afirmou que existe uma Lei aprovada esse ano pela Câmara que oficializa as peruas da cidade. Agora o subsídio desse transporte ao passe livre, Chuvisco teria frisado que não tem verba e que o máximo que poderia fazer é fiscalizar melhor.
Ainda sobre o transporte alternativo que custa atualmente na cidade R$ 2,10, o prefeito disse que a longo prazo os idosos, deficientes e estudantes podem não precisar pagar a passagem. “Ele disse que nem para 2014 será possível, porque a Lei de Diretrizes Orçamentárias já foi aprovada. Talvez só em 2015”, afirmou Wesley. O jovem avaliou a reunião como boa, apesar de nenhum prazo ter sido definido. “Deu para estipular reuniões que acontecerão com o prefeito de dois em dois meses, para conseguirmos algo concreto lá na frente”, disse.
A maior vitória para os sete integrantes, segundo ele, é a participação dos integrantes de Itapecerica, Juquitiba e Taboão em reunião no Conisud e com a Miracatiba.
Nesta quinta, integrantes do movimento realizam reunião para definir as próximas ações. Na segunda-feira, uma outra reunião será realizada, mas com a participação unificada dos demais movimentos das cidades de Itapecerica, Embu, Juquitiba, Embu-Guaçu e Taboão.
Ato unificado
Em reunião realizada na manhã da última segunda-feira (1º), na Apeoesp de Taboão, ficou decidido que dia 11 de julho, um grande ato será realizado simultaneamente nos municípios. Neste dia, a pretensão deles, é fechar a Rodovia Régis Bittencourt. O horário do grande manifesto, ainda não foi definido. “Será uma maneira de unificar os movimentos com a luta das sindicais nacionais”, finalizou Wesley.