Manifestantes apresentam reivindicações aos passageiros dos ônibus circulares de Taboão
Cerca de 25 manifestantes do movimento “Vem Pra Rua Taboão” realizaram um pequeno protesto no início da noite desta segunda-feira (1º de julho) na região central da cidade. A concentração aconteceu na Praça Nicola Vivilechio e terminou no ponto final dos ônibus municipais de Taboão. Munidos de faixas, cartazes, bandeira do Brasil, com caras pintadas e frases de protesto “Se a tarifa não baixar, Taboão vai parar” e “Não é mole não pagar busão com preço de avião” os manifestantes apresentaram a pauta de reivindicações aos passageiros e ainda comentaram sobre o próximo protesto do movimento, na quinta-feira (4), às 17h, na Praça Luiz Gonzaga, Pirajuçara. Veja mais fotos aqui.
Foi pacífico durante todo o tempo o protesto. Os manifestantes receberam apoio por onde passavam. Eles marcharam pela rua Jovina (Delegacia), ruas do Carmo e rua João Santucci, ponto final dos ônibus municipais. Usando frases de protesto como: “Acho importante o movimento. Precisa mesmo lutar pelos direitos, em especial o Bilhete Único”, disse Fernando Antônio, morador do Record.
De acordo com os manifestantes a pauta de reivindicações do movimento é extensa, porém nesta segunda, as principais foram: o passe livre, a implantação do Bilhete Único para este ano, dupla função motorista / cobrador, redução da passagem e ainda a não construção do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga, onde eles acreditam que seja o local conquistado pelos moradores da periferia para o fomento da cultura.
Um dos representantes do movimento, Alexandre Defavori, morador do bairro Intercap afirmou que a cidade precisa de espaços de cultura, educação e creche em período integral, saúde e transporte de qualidade. Já Vinícius de Souza do Suiná adiantou que em reunião dos movimentos de Itapecerica, Taboão e Embu das Artes realizada nesta manhã, na Apeoesp da cidade, ficou decidido que dia 11 de julho, um grande ato será realizado simultaneamente nos municípios. Neste dia, a pretensão deles, é fechar a Rodovia Régis Bittencourt. O horário do grande manifesto, ainda não foi definido.
Próximo protesto na quinta, dia 4
Na praça Luiz Gonzaga, os jovens pretendem apresentar as reivindicações, a planilha de custos da viação Pirajuçara, disponibilizada pelo Prefeito Fernando Fernandes e, além disso realizar um evento cultural com apresentação de hip hop, grafiti, música e skatistas. “A ideia é não somente concentrar as manifestações no centro da cidade e sim levá-la para a periferia”, afirmaram os representantes.
Reunião com o prefeito
Eles participaram de reunião com o prefeito Fernando Fernandes, na sexta. Na ocasião Fernandes se comprometeu a implantar o Bilhete Único em 2014, com integração entre as linhas circulares. Também disse que vai abrir os contratos e planilhas da Pirajuçara para o movimento – relembre aqui.