Redução da tarifa volta à pauta em reunião de movimento com Chico Brito nesta quarta

Uma nova reunião entre os representantes do Movimento Vem Pra Rua Embu das Artes e o prefeito Chico Brito está programada para acontecer nesta quarta-feira (26), às 14h, na sede da Prefeitura Municipal. Esse é o segundo encontro, uma vez que o prefeito recebeu uma comissão de representantes do movimento na tarde da última segunda-feira (24) – veja matéria completa aqui.

Entre as reivindicações está a redução na tarifa de ônibus da cidade. Os manifestantes querem que a tarifa seja revogada para R$ 2,30. De acordo com a prefeitura em abril deste ano o valor passou a R$ 2,80, reajuste após dois anos sem aumento.

Em reunião ficaram acordados entre ambas as partes: estabelecer índice de reajuste da passagem (atualmente ele é feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA - e no Grupo de Estudos para a Integração da Política de Transportes-GEIPOT) e garantir que só haverá aumento caso seja aprovado em audiência pública. O prefeito também se dispôs a discutir uma possível redução imediata no valor da tarifa. 

O transporte municipal é administrado por permissionários de uma cooperativa e não por uma empresa privada, o que torna inviável a revogação do aumento. Integram a cooperativa, 550 trabalhadores, entre 350 cooperados, 150 permissionários, 35 administrativos e 15 mecânicos. 

Chico Brito lembrou que, até 2001, o transporte era clandestino e que, aos poucos, a Prefeitura começou a estabelecer relação com a cooperativa. Desde então, foram muitos avanços como a implantação da bilhetagem eletrônica, que mais segurança aos motoristas e usuários por transportar uma quantidade menor de valores, implantação do passe escolar para estudantes e professores, gratuidade para pessoas a partir de 60 anos e para pessoas com deficiência, incluindo seus respectivos acompanhantes. A Prefeitura subsidia cerca de 45% do valor da tarifa de estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes. 

Atualmente, 145 vans (65 delas adaptadas para deficientes) atendem a cidade em 11 linhas. Dentro do Plano de Mobilidade Municipal, até 2014, toda a frota será substituída por ônibus. 

Participaram da reunião, o vive-prefeito Natinha, os secretários Paulo Giannini (Governo), Marcos Rosatti (Controladoria Geral), Geraldo Juncal (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Dirceu Alves (comandante da GCM Embu das Artes), o deputado estadual Geraldo Cruz; representantes da Polícia Rodoviária Federal: PRF. Castanho e PRF. De Paula; da Polícia Militar: PM. Cap. Marcelo, PM Ten. Grandchamp, PM. Sol. Mendonça; representantes do movimento Wesley Michael, Maria Carolina Vanni, Victor Beltrão Rocha, Renato Gonda, Peterson Cabral, Wilian Lima, Edgar Izarelli de Oliveira, Francisco Mourão, Marcelo Ribeiro, Ronaldo Mercês, Vanessa de Souza e Gabriel "Binho", os dois últimos do MTST e Periferia Ativa.  


Comentários