Debate marca abertura da 12ª Semana do Meio Ambiente em Embu das Artes
Começou na manhã desta quarta-feira (5) a série de atividades da 12ª Semana do Meio Ambiente da cidade de Embu das Artes que se estende até sábado dia 8 de junho com um passeio ciclístico às 8h. Para marcar a abertura da semana um debate sobre as Áreas de Preservação Permanentes (APP) em regiões urbanas foi realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo. Nesta quinta várias árvores foram plantadas no bairro São Marcos.
O secretario de Meio Ambiente, Geraldo Juncal apontou que a cidade encontra restrições devido a Lei de Proteção aos Mananciais em relação a construções de moradias. Os principais desafios, segundo ele é recuperar as questões urbanas e ambientais, promovendo assim a inclusão social.
Juncal salientou que é necessário coibir ocupações em áreas de preservação ambiental, construir políticas habitacionais e de saneamento para promover melhorias e inclusão. De acordo com ele, a cidade tem 80% de loteamentos irregulares e o objetivo da secretaria é conseguir ampliar os benefícios como o IPTU
Em resposta a questionamento feito por uma moradora da cidade, Juncal afirmou que já existe a Lei do IPTU Verde está em processo de conclusão e deve ser levado a votação para que sejam ampliados os benefícios principalmente para os moradores da zona leste com retenção de água de chuvas e arborização.
O secretário ressaltou ainda que as obras do Parque Linear já foram retomadas, após dois anos embargada por questões “políticas”. Comentou também sobre os debates no período de dois anos do plano diretor e concluiu: “o desafio é que o plano seja cumprido”, frisou.
Ele falou da dificuldade enfrentada pelos moradores da região leste da cidade pela qualidade de fornecimento de água e salientou que até 2018 a proposta da Sabesp é que 100% do esgoto da cidade seja tratado e a oferta de água garantida.
Já o professor da Unifesp, José Guilherme Franchi disse acreditar que o desafio das cidades com proteção de mananciais é a da legislação que é inadequada para a realidade. “Não existem soluções milagrosas e desde as ações pequenas devem ser debatidas e soluções possam ser realizadas. Com o melhor entendimento no meio que vivemos para pautar de forma ambiental”, observou.
Veja programação completa:
Sexta-feira (7/6)
- 18h às 22h - Sarau e Viola Caipira - evento ao ar livre
Local: Complexo Valdelice (Praça Manoel Almeida dos Santos, s/n)
Sábado (8/6) Passeio Ciclístico
- 8h - Largada: Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 300)
- 11h - Chegada: Parque da Várzea Rio Embu-Mirim (Estrada das Veredas, s/n)