Câmara de Itapecerica muda dia e hora da sessão a partir de agosto
A partir de agosto a Câmara Municipal de Itapecerica da Serra vai mudar o dia e horário das sessões. A mudança tem o objetivo de aumentar a participação dos munícipes nas sessões do Legislativo Local. Além de mudar dia e hora a Câmara vai ganhar nova sede, cuja inauguração está prevista para o dia 28.
Logo após o recesso as sessões vão acontecer às quintas-feiras às 10 horas da manhã. O vereador Comendador Lombardi explicou que a sessão na quinta-feira permite que os vereadores viajem até Brasília e voltem para as sessões e reuniões das comissões, que acontecem na sexta-feira.
O presidente da Câmara Municipal, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco é um dos mais otimistas com a nova sede. Ele afirma que o local terá espaço adequado para abrigar, além dos 12 gabinetes, salas para a secretária legislativa, telefonia, administração, banheiros para o público, elevadores, cabine primária, rampa, acessos adaptados, corredores e salas com espaços maiores para os portadores de deficiência, controle de quem entra e de quem sai, arquivo e almoxarifado.
“Tivemos alguns casos de assalto na Câmara, porque aqui não temos controle de quem entra e quem sai, isso sem dúvida é muito importante”, salienta o presidente.
De acordo com ele as mudanças visam garantir acessibilidade aos munícipes com ou sem deficiência que poderão acompanhar de perto todas as sessões na cidade e o trabalho dos vereadores.
“Essa é uma luta constante deste vereador e dos demais, quando algum portador de deficiência quiser acompanhar as sessões, isso será possível, pois fizemos essas mudanças também em favor da presença deles, na antiga câmara não tínhamos condições de oferecer acesso a eles, se alguém com deficiência quisesse assistir as sessões, precisaria de ajuda, talvez até subisse carregado no colo”, afirmou Chuvisco.
Segundo Amarildo o orçamento é de R$ 1.080,00 milhões e o processo foi licitatório. Além da mudança do prédio, ainda não foi descartada a possibilidade de realização de concurso público para preenchimento de vagas ocupadas para cargos sem designação efetiva.
Chuvisco explicou que o Projeto de Lei do vereador José Maria (PT), aprovado no final do ano passado, que transforma o prédio atual em patrimônio histórico do município é importante para garantir a preservação do prédio.
“Estamos brigando para conseguir instalar nas dependências da Casa algo relacionado ao Turismo e a Cultura, o auditório provavelmente ficará como está hoje em dia, pois o prédio é um patrimônio histórico”, concluiu o presidente.
No mesmo requerimento José Maria pediu explicações sobre o valor da obra e a licitação.