Lesões corporais contra as mulheres somam 148 desde o início de 2013 em Taboão da Serra

Somente neste feriado prolongado de Corpus Christi três lesões corporais foram registradas na cidade de Taboão da Serra. Em duas delas, mulheres foram vítimas. Nos quatro primeiros meses do ano a Delegacia da Mulher chegou a registrar 148 ocorrências. Os dados gerais da Secretaria de Segurança Pública apontam que 335 pessoas foram agredidas de janeiro a abril de 2013. 

Os ex-namorados e maridos são responsáveis pela maioria das agressões sofridas por elas. O principal motivo é a não aceitação do fim do relacionamento, ou também pelo fato delas terem arrumado outro companheiro. A lesão corporal vem acompanhada de ameaças e se enquadram na Lei Maria da Penha.

Uma promotora de Justiça foi vítima do seu ex-namorado na noite da última quinta-feira (30). Ela namorou com Éder de Sousa por volta de dois meses, há um mês e meio atrás decidiu terminar o relacionamento, atitude não aceita por ele, que a partir deste momento começou a ameaçá-la, inclusive de morte. 

O acusado teria parado a mulher de 39 anos na rua João Batista de Oliveira, no bairro Jardim da Glória, no dia 30. Após breve discussão ele a agrediu com socos no rosto e em seguida roubou seu celular (Sansung Galaxy). Éder conseguiu fugir, mas apesar disso, ela registrou o Boletim de Ocorrência e ainda foi submetida a exame de corpo delito. Um inquérito foi instaurado e ele responderá por roubo, violência domestica, ameaça e lesão corporal.

Já uma aposentada de 77 anos foi vítima de ameaça, violência doméstica e injúria feito pelo seu próprio neto no último domingo, na residência onde moram na rua Sorocaba, bairro Arraial Paulista. Matheus Fernandes dos Santos Silva de 22 anos teria tido um surto assim que chegou a casa. Ele estava drogado e com uma panela de pressão. A senhora acordou e tentou falar com ele.

O jovem começou a xingá-la com palavras de baixo calão e a ameaçar de morte. Afirmou que iria à casa de um amigo pegar um revólver emprestado. Neste momento, teria pegado duas facas tipo peixeira na cozinha, aproveitando a distração dele, a senhora foi à rua ligar para a polícia militar.

Chegando ao local, a polícia o encontrou deitado no sofá. Ele ainda estava com as duas facas e tentou agredir os policiais que minutos depois conseguiram deter o acusado. Na Delegacia a senhora afirmou que já havia registrado um boletim de agressão contra ela e denunciou seu neto ao Ministério Público. Em depoimento ela contou que além de Matheus bater nela e xinga-lá, ele também roubava os seus pertences para comprar droga.

Casos em Itapecerica e Embu das Artes

A cidade de Itapecerica da Serra registrou 181 lesões corporais nos quatro primeiros meses deste ano. O registro dos casos contra as mulheres não foram divulgados pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, uma vez que o município não conta com a Delegacia de Defesa da Mulher.

Só entre janeiro e abril de 2013, Embu das Artes somou 318 ocorrências deste tipo. Registradas na Delegacia da Mulher foram 123, em abril 41.


Comentários