Antena vai receber 7 leitos de UTI e mudar concepção de pronto socorro para hospital
Logo na entrada do Antena um banner indicando os critérios para a ordem do atendimento chama a atenção. A explicação sobre a classificação de risco nem sempre agrada os pacientes e as reclamações são constantes. Mas, a classificação visa garantir o atendimento ágil aos pacientes de média e alta complexidade, ou seja, com maior risco de morte. Ao chegar no Antena os pacientes recebem uma etiqueta nas cores vermelho, amarelo, verde e azul. A cor vermelha garante atendimento imediato. A amarela indica necessidade de avaliação. Já as cores verde e azul significam que o paciente pode demorar mais para ser atendido.
Veja a tabela de classificação de risco exposta na entrada do Antena
Todas as mudanças foram apresentadas na última semana aos vereadores Cido, Marcos Paulo, o Paulinho, Dr. Ronaldo Onishi e Érica da Enfermagem, durante vistoria surpresa que eles realizaram na unidade. Os quatro estiveram em todas as salas e setores do Antena. Conversaram com pacientes e funcionários, tiraram dúvidas, ouviram relatos sobre como estava o atendimento e como funcionava administração. A visita deles foi acompanhada pela secretaria de Saúde Raquel Zacainer, e o diretor médico do Antena, Luiz Felipe. Um dos setores que mais impressionou a comitiva foi a rouparia que agora recebe roupas e cobertores lavados e embalados de acordo com todos os protocolos de segurança do setor.
“Taboão ainda tem características típica de cidade dormitório, onde os picos de demanda ocorrem às segundas-feiras. Fechamos a estatística do nosso 1º mês com 14.900 atendimentos. Às segundas-feiras tivemos demanda entre 500 a 800 pacientes”, revelou.
Para o diretor médico o balanço do primeiro mês de atendimento demonstra que a população precisa mesmo é de atendimento nos postos de saúde. “Esses 85% de atendimento de baixa classificação de risco deixa claro que o problema da saúde está no atendimento de baixa complexidade. Apenas 15% dos casos que recebemos em abril foi de pacientes de média e alta complexidade, para os quais somos referência. Esses pacientes recebem atendimento ágil os demais demoram porque estão fora da classificação de risco”, apontou.
Rastros da gestão da Iacta no Antena ainda estão por toda a parte
A administração da Organização Social Iacta Saúde na gestão do Pronto Socorro do Antena deixou um verdadeiro rastro de destruição na unidade. Em várias salas é comum encontrar paredes e teto com mofo e pintura descascada. Também há equipamentos abandonados, enferrujados e a sujeira que ficou acumulada no piso deu trabalho para ser removida. Além disso, cadeiras de rodas, macas e até equipamentos que faziam parte do patrimônio teriam desaparecido. Outro fato que chama a atenção no local é um “incêndio” ocorrido dias antes da mudança de gestão que atingiu parte dos prontuários médicos arquivados.
A secretaria de Saúde, Raquel Zacainer, explica que esse será um dos temas tratados a partir de agora entre o município e a Iacta já que o contrato com as Organizações Sociais estabelece que todos os equipamentos adquiridos durante a gestão ficam com a prefeitura.
Sandra Pereira