Ação de saúde na praça Luiz Gonzaga registrou 2.672 atendimentos
A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução longa que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes. A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas de saliva na fala que são inalados por outras pessoas infiltrando-se no organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes.
Além do diagnóstico de um caso confirmado de hanseníase e outros dois suspeitos no dia da parceria 530 pessoas vacinadas contra a gripe. Também houve a distribuição de quase 600 medicamentos de Albendazol no combate a geohelmentiase (verminose).
Taboão da Serra foi a primeira cidade do País contemplada com o projeto que pretende percorrer o Brasil diagnosticando casos de hanseníase. O projeto também conta com a parceria entre o Ministério da Saúde, uma associação para o tratamento da hanseníase e a Novartis. O foco da Carreta está, na verdade, nas regiões Norte e Nordeste, em municípios com poucos recursos financeiros.
Ao longo de seus cinco anos de existência, a ação já diagnosticou mais 1,9 mil casos em 122 cidades do país. O caminhão tem cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da doença e faz a distribuição gratuita dos remédios.