Senai anuncia parceria com a prefeitura para qualificação dos agentes do PAP

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/04/2010

A Prefeitura de Taboão da Serra anunciou na manhã desta sexta-feira, 30 de abril, uma parceria com uma das maiores e mais importantes instituições de ensino do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ao todo, 800 agentes do Programa de Apoio ao Profissional (PAP), que substituiu a Frente de Trabalho, terão a oportunidade de se profissionalizar em mais de quinze cursos na área de construção civil, como eletricista, encanador, pintor de obras, pedreiro assentador, pedreiro revestidor, carpinteiro, entre outros. O anúncio da parceria foi feito pelo prefeito Dr. Evilásio Farias, no Cemur. 

As aulas práticas e teóricas, que tem previsão para começar em junho, serão ministradas em um espaço profissionalizante no Parque das Hortênsias. “Espero que vocês aproveitem essa grande oportunidade que a prefeitura e o Senai estão oferecendo. Quem tem um diploma do Senai, as chances de conquistar um bom emprego se multiplicam”, afirmou o prefeito Dr. Evilásio Farias durante seu discurso.

Na parceria, o Senai ficará responsável pelo conteúdo pedagógico e a prefeitura cederá o espaço e o material utilizado nas aulas práticas. Os cursos tem duração de 160 horas e serão18 alunos por turma. “Os cursos que estão disponíveis para os agentes atendem uma exigência da Lei 1878/2009 que instituiu o PAP. Vale destacar que mais importante do que prestar serviço para a prefeitura e receber um retorno financeiro, é aproveitar essa oportunidade que a prefeitura está oferecendo que é voltar a estudar e garantir o retorno ao mercado de trabalho com dignidade e respeito”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Econômico Jacira Moreti Iamundo. 

Sandra Maria Alves Lima, 38, agente do PAP há 10 meses, está ansiosa para o início dos cursos. “Antes de conhecer o programa eu estava desempregada há mais de 10 anos e hoje faço parte da equipe da limpeza, mas com os cursos quem sabe eu não mudo de área e ganho uma nova profissão, não é?”, disse. O evento foi finalizado com um almoço promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  

PAP: Saiba Mais

O programa de Apoio Profissional tem o objetivo de proporcionar a inserção de trabalhadores desempregados ao mercado de trabalho e de contribuir com a sua qualificação profissional. Hoje 800 agentes participam do Programa e recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 360. Os principais critérios para fazer parte do PAP é ter renda familiar de até meio salário mínimo, ser morador de Taboão da Serra há no mínimo um ano e estar desempregado há mais de um ano. Pessoas acima de 50 anos e egressos do sistema penitenciário tem prioridade. O programa tem duração de até um ano podendo ser prorrogados de acordo com o desempenho do agente.

Crédito da Foto: Ricardo Vaz

Comentários