Taxistas de Embu das Artes serão capacitados para atender melhor aos turistas estrangeiros

Por Sandra Pereira | 23/04/2013

De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016 a prefeitura de Embu das Artes vai capacitar os taxistas da cidade, em parceria com o sistema Sebrae e Senat, por meio da oferta de cursos de Gestão de Negócio, Inglês e Espanhol. A iniciativa foi nomeada de Taxista Nota 10. A meta é qualificar os taxistas para atender bem e com qualidade os turistas que a cidade espera receber durante os eventos. Além disso, qualificação visa preparar os condutores para receber bem as futuras demandas formadas por funcionários das empresas que vão se instalar no município. A abertura do terminal rodoviário da cidade promete ser outra porta de entrada de clientes para a categoria. Todas as ações visam fortalecer o turismo, que é vocação natural de Embu das Artes.

A prefeitura de Embu vai investir pesado na divulgação do município para atrair turistas nos dois grandes eventos que o país vai sediar. A cidade obteve junto ao governo federal R$ 2 milhões que serão aplicados em publicidade nos grandes aeroportos e meios de comunicação. Mas, além de atrair turistas a proposta da cidade é tornar a estadia deles inesquecível.

É ai que vai entrar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional que vai promover capacitação com profissionais de diversos setores para atender bem quem visita Embu das Artes. A ideia é fazer com que todos na cidade conheçam na ponta língua as maiores atrações e pontos turísticos. Também está entre as metas a recepção calorosa e tratamento diferenciado.

Durante a solenidade de abertura do curso, ocorrida na segunda-feira, 22, no Centro Cultural Mestre Assis, o prefeito Chico Brito salientou a importância do conhecimento para o ser humano. Ele lembrou que conhecimento não ocupa espaço, amplia a visão de mundo da pessoa e a torna apta para perceber e aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

O prefeito anunciou a instalação da empresa Vigor. Relatou que a cidade se preparou para receber novos investimentos e garantiu por meio de Lei que as empresas que vierem para o município contratem ao menos 70% dos seus funcionários entre os moradores. “Mas adianta ter a vaga se a pessoa não for capacitada para ocupá-la. No PAT todos os dias nós temos centenas de vagas que permanecem abertas por falta de gente qualificada para ocupá-la” apontou.

Para Chico Brito é possível unir crescimento, geração de emprego e preservação ambiental. Ele citou como exemplo os galpões que estão se instalando na cidade, que como contrapartida averbaram em cartório extensa área de preservação ambiental. “Essa averbação vai permitir a preservação permanente dessas áreas. Essa é uma preocupação nossa. Queremos gerar emprego, garantir oportunidade aos moradores e proteger a natureza”, afirmou.

A secretária de  Trabalho e Qualificação Profissional, Daniela Almeia, salientou que esta qualificação/formação visa melhorar a receptividade aos turistas estrangeiros, para a copa que será sediada em 2014. Ela disse que atualmente Embu das Artes recebe em média 60 mil pessoas por mês.

Segundo o diretor de Trabalho e Qualificação Profissional, José Reinaldo, o projeto “é importante para a cidade e para a vida do profissional, porque ele irá adquirir o conhecimento por meio de uma instituição qualificada pelo Governo Federal, que é o SEBRAE-SENAT, que oferece qualificação profissional para diversos setores, inclusive no ramo de transporte, e a importância desse projeto para a cidade é que teremos um melhor atendimento para os nossos turistas”.

Os cursos serão aplicados no próprio município, pelo SEBRAE, e possuem o reconhecimento do Ministério da Educação. Em gestão de Negócios, a duração do curso é de 15 meses. Já para as aulas de idiomas a duração é de 120h/idioma. A

Comentários