Taboão da Serra marca presença em campeonato de Rafting

Por Outro autor | 8/04/2013


O Campeonato Brasileiro de Rafting R4 2013, evento que reuniu mais de 160 atletas, todos representantes de 12 associações de canoagem de estados como São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, ocorreu no último final de semana, em Socorro, no interior paulista. Além das disputas pelos títulos entre seis categorias distintas, os participantes também garantiram vagas para o Campeonato Mundial de Rafting R4 2014, que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná. 

A competição teve início na sexta-feira, 22, com as provas de Tiro e Sprint Paralelo, no Parque Ecológico Monjolinho, mesmo local onde aconteceram as provas de Slalom, no sábado. No domingo, a prova de Descida encerrou o evento, no Rio do Peixe. Estiveram na disputa seis categorias principais: Júnior Masculino e Feminino, Juvenil Masculino e Feminino, além da Sênior Masculino e Feminino.

Taboão da Serra esteve representada por Maria CarolinaAlegrette Neves, 31, atleta da equipe R Brotas, que conquistou o 2º lugar na categoria feminino. Praticante de diversos esportes desde quando ainda era criança, durante o período de 2009 a 2012 treinou Karatê, no entanto, fraturou a mão direita em um acidente que, à época, lhe custou duas cirurgias e 60 dias de afastamento das lutas. Nesse período, procurou algum esporte para manter o condicionamento físico e descobriu o caiaque, pelo qual se dedicou e seguiu treinando.

Em outubro de 2012, em viagem realizada à Brotas, Carol Neves praticou rafting turístico. À ocasião, o guia que a acompanhava questionou sejá havia remado anteriormente, pois possuía grande agilidade, e, assim, após algumas conversas, foi apresentada à Rebeca Fernandes, integrante da seleção brasileira de rafting. Daí surgiu o convite para os treinos com uma das equipes de Brotas. “O rafting me atrai por ser uma atividade desenvolvida em equipe, que exige muita concentração e entrosamento. Por ser um esporte ‘outdoor’, conta com fatores externos que alteram o nível e as condições do rio”, explica. 

Durante as semanas de treinamento, em Brotas, Carol treinou exaustivamente para o Campeonato Brasileiro de Rafting R4. “Treinei muito, pois precisei adaptar a minha experiência no caiaque e adequá-la ao rafting. Os treinos são intensos e desgastantes”, além disso, diversos fatores dificultaram ainda mais os treinos. “Treinamos a maioria dos dias com muita chuva e frio, além do nível do rio alto, o que exige muito mais atenção. A técnica, a calma, tudo isso é imprescindível para evitar acidentes no rio”, disse. 

Quanto ao resultado obtido na competição, Carol Neves revela que a oportunidade de treinar com atletas mais fortes e preparados fizeram com que a experiência fosse ainda mais incrível. “A sensação de missão cumprida ao atingir o resultado esperado é inexplicável. Após semanas de treinamento intenso, a recompensa não poderia ter sido melhor”, destacou. 

O próximo campeonato que a atleta pretende participar ocorrerá em junho, em Mato Grosso. Serão as eliminatórias para o Panamericano de Rafting. “Continuarei treinando forte, pois não será mais só por lazer.  Sou apaixonada por esportes, e a Selva Aventuras, juntamente com o Esporte Clube Pinheiros, deram a oportunidade e a experiência de tornar-me uma atleta de verdade aos 31 anos”, disse. 

Comentários