Estudantes de Taboão da Serra comemoram o Dia Mundial da Água

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/03/2013

Alunos do quinto ano da EMEF Raquel de Queiroz, em Taboão da Serra, puderam assistir a uma palestra sobre a água. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, apresentou o Programa de Uso Racional da Água (PURA), no dia 19 de março. O objetivo principal foi mostrar a essas crianças a seriedade do consumo da água, sua importância para o planeta e como tratá-la melhor. 

Através de brincadeiras e demonstrações sobre onde e como a água é utilizada, os alunos aprenderam ainda sobre o esgoto, o ciclo de saneamento e os resíduos sólidos. Para o educador ambiental, Marcos César Teixeira Barbosa, que ministrou a palestra, nessa faixa etária as crianças estão preparadas para entender o assunto e cobrar os pais.

“Queremos também demonstrar que a água, quando não é bem cuidada, é também fonte de doenças graves, por isso é necessário fazer a limpeza da caixa d’água a cada seis meses”, explicou. “O Programa mostra que a água é um elemento vital para os seres humanos e seu ambiente, e se o uso não for consciente ela pode acabar”, contou o educador.


O evento foi agendado com a escola em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março, criado pela ONU, em 1992. O dia é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. De acordo com a Sabesp, cada vez mais, a água torna-se escassa para atender as necessidades da população, por isso está sendo adotada a política de incentivo, que exige mudanças culturais para a conscientização, através do PURA, que é um programa de combate ao desperdício.

Tamara Freitas


Comentários