Embu terá mutirão de enfrentamento da Dengue casa a casa
Desde o começo de 2013 Embu das Artes registrou 34 casos suspeitos de Dengue, dos quais apenas um foi confirmado. Mesmo assim o avanço da doença em várias cidades do país preocupa o município que prepara uma série de ações para combater a proliferação do mosquito transmissor. A forma mais eficiente de combater a Dengue é evitar o acúmulo de água nas residências. Cada morador deve contribuir cuidando da sua casa. O tipo 4 da doença já provocou mortes em várias cidades do Brasil esse ano.
No próximo sábado, 9/3, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia mais um mutirão de enfrentamento da Dengue em Embu das Artes. A ação terá visita casa a casa feita pelos agentes do CCZ com apoio dos conselheiros de saúde, funcionários da Secretaria da Saúde e moradores. As visitas começarão pela região do Santa Tereza, com 6.066 domicílios, e Independência, com 6.100.
A ação vistoria possíveis criadouros de Dengue (vasos, recipientes, pneus, caixa d’água, calhas, etc.) e dá as orientações ao dono do imóvel.
No ano passado, o bairro do Independência foi o que apresentou mais casos: 12 confirmados sendo seis autóctones (quando o mosquito é criado no próprio município), seguido do Santa Tereza, com cinco positivos e quatro autóctones, sendo que um deles com o vírus 4 da Dengue. O vírus 4 é um novo estágio da doença e tem os mesmos sintomas. O vírus 4 apresenta também, como os outros vírus, o risco de evoluir para dengue hemorrágica quando a pessoa infectada já teve dengue de qualquer tipo.
Além dessa atividade, outras estão sendo organizadas, como o teatro da dengue feito pelo grupo de ação educativa do CCZ, na EE Alexandrina Bassitih, que contará com seis apresentações para os alunos no dia 15. O grupo de ação educativa faz apresentações de teatro e palestras para a comunidade, e pode ser agendado pelas escolas, associações ou entidades religiosas que tiverem interesse.
Embu das Artes, entre janeiro e fevereiro de 2013, apresentou 34 casos suspeitos de dengue, com uma confirmação de um morador do Santo Eduardo que voltou infectado após uma viagem à Bahia. A maior parte dos casos concentra-se nos bairros: Santo Eduardo, Jd.da Luz, Dom José São Marcos, Parque Pirajuçara, Jd. dos Moraes, Engenho Velho, Magali, Santa Bárbara e Santa Rita.
Com informações da prefeitura de Embu das Artes
Sandra Pereira