Embu sedia etapa do Brasileiro de Rugby neste final de semana

Por Sandra Pereira | 25/01/2013

Embu das Artes recebe neste final de semana, no Estádio Hermínio Esposito (Alameda Fernando Batista Medina, 120, Centro, telefone 4704-0027) o Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens. O Brasil Sevens 2012/2013 reúne as melhores equipes do país na modalidade, que voltará ao calendário olímpico em 2016. No sábado (26), o evento começa às 9h e termina por volta das 23h. No domingo (27), inicia às 9h com encerramento às 19h. A entrada é gratuita.

Mais de 400 atletas de 10 estados participam do Brasil Sevens. A categoria masculina contará com 18 equipes, enquanto a feminina terá 15 times na disputa. O aumento no número de clubes participantes em relação à edição passada - cinco a mais, sendo duas entre os homens e três com as mulheres - fará com que a disputa pelo título seja ainda mais acirrada.

A cidade está  consolidando a parceria com a  Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), e vem se firmando como sede de eventos desse esporte desde 2011. Naquele ano, a seleção brasileira, em jogo amistoso, venceu a equipe de Edimburgo, na Escócia, conquistando o título de campeã. Partida amistosa com a França foi realizada em 2009, além de edições do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Rugby.

“As meninas do Rugby Sevens do Brasil são octocampeãs e lideram entre as equipes femininas sul-americanas”, diz o gerente de Competições da Confederação, Carlos Eduardo Davoli. O destaque da Seleção Brasileira, oito vezes campeão, e de atletas de vários Estados no rúgbi, que tem duas modalidades, Rugby Sevens, que é a olímpica, e Rugby XV, mais tradicional, reforçam a previsão de o esporte se tornar mais popular entre os brasileiros.

Em Embu das Artes, professores da CBRu têm apresentado o rúgbi aos integrantes do Programa Esporte Cidadão e há projeto de instalação de núcleos do esporte na cidade. Outra boa notícia: estão em andamento as negociações para parceria da Confederação Brasileira com instituição da Nova Zelândia, país número um no rúgbi, para intercâmbio esportivo e que certamente chegará a Embu das Artes, segundo Carlos Davoli.

Inspirado no futebol

Nos dias 19 e 20/1, foi realizado o Campeonato Brasileiro Juvenil (14 a 18 anos) de Rugby, e a equipe de Curitiba, PR, surpreendeu ao vencer na categoria feminina M18, Jacareí ganhou na categoria M16 e SPAC foi o campeão da categoria M18. Compareceram mais de 300 atletas ao estádio embuense.

O rúgbi (rugby, em inglês, ou râguebi, em português europeu) começou a ser praticado no Colégio Rugby, na Inglaterra, em 1823. Foi criado como uma variação do futebol, sendo denominado inicialmente futebol-rúgbi. Há a modalidade Rugby League (com 13 atletas) e a sua variação olímpica, com sete. Além dessas variações, existe o rúgbi de praia, de toque, em cadeira de rodas, subaquático e rúgbi de quinze (ou rugby union), a modalidade mais praticada.

Confira os grupos:

Masculino
Grupo A: São José (SP), Taurus (MG) e URA (SP)
Grupo B: Curitiba (PR), Londrina (PR) e Balneário Camboriú (SC)
Grupo C: SPAC (SP), Charrua (RS) e Niterói (RJ)
Grupo D: Desterro (SC), Pasteur (SP) e Goianos (GO)
Grupo E: Rio Rugby (RJ), Farrapos (RS) e Alecrim (RN)
Grupo F: Bandeirantes (SP), Varginha (MG) e Jacareí (SP)

Feminino:
Grupo A: SPAC (SP), Curitiba (PR) e Pasteur (SP)
Grupo B: Niterói (RJ), Rio Branco (SP) e Tornados (SP)
Grupo C: Desterro (SC), Vitória (ES) e Recife (PE)
Grupo D: Charrua (RS), BH (MG) e Jacareí (SP)
Grupo E: São José (SP), Bandeirantes (SP) e Goianos (GO)

Comentários