Veículo apreendido vai para pátio ilegal de ex-PM em Embu das Artes

Instalado em um terreno particular na divisa de Embu das Artes com Cotia, um pátio clandestino de um ex-soldado da Polícia Militar abriga ao relento centenas de carros apreendidos e desviados ilegalmente de um depósito da Polícia Civil. As informações são da edição desta segunda-feira (22), do Jornal Folha de S.Paulo.

De acordo coma publicação, a polícia diz não saber da existência do pátio clandestino. A Corregedoria vai investigar o caso. O ex-PM afirmou que transferiu os carros por sua "conta e risco". Na tarde da última quarta-feira, a reportagem encontrou nes­se pátio cerca de 300 carros, vários deles sem capô, porta, banco e até motor. O local não tem cobertura.

A reportagem teve acesso a boletins de ocorrência referentes a 13 desses veículos, que foram apreendidos entre fevereiro de 2010 e março deste ano por delegacias das zonas sul e oeste da capital. Osmar Ananias da Silva, 50, é o dono do pátio. As prefeituras de Cotia e Embu das Artes informaram que o ex-PM não tem licença para operar o pátio na divisa entre as duas cidades.

Ele mesmo diz não ter nenhum documento que ateste a regularização da atividade - só um contrato de locação. A existência desse pátio re­vela duas irregularidades: o fato de que um dono de depósito desviou veículos sem comunicar a polícia e que parte das delegacias da capital não sabe onde estão os carros que apreende.

A polícia vai apurar se o pátio foi usado como des­manche de carros; e se o ex-PM e policiais civis se apropriaram indevidamente de peças para revenda ilegal. Parte dos carros são veícu­los recuperados de furtos ou roubos. Se os veículos tiverem sido depenados, o ex-PM pode responder por furto.

Silva foi expulso da PM em 1993, segundo a corporação, que não explicou o motivo. Ele diz que saiu da PM para "ter uma vida melhor". Silva afirma que a polícia não sabe que ele transferiu carros apreendidos para um depósito ilegal. "Estão lá por minha conta e risco." Diz que vai regularizar a situação.

De acordo com o ex-soldado da PM, ele possui um depósito com autorização para receber veículos apreendidos pela polícia em Embu das Artes, mas, como o local está lotado, transferiu os carros para o pátio clandestino.

Comentários