Redução de médicos nas UBS de Taboão prejudica atendimento de pacientes

Por | 18/10/2012

O número de médicos reduzidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Taboão da Serra tem causado grandes transtornos aos moradores da cidade que precisam de atendimento. Segundo apurou a reportagem do Jornal na Net o principal déficit no quadro de especialidades, é a do Clínico Geral. Ginecologista e pediatra, as unidades até contam.

Essa era a situação encontrada durante todo o horário de expediente na UBS do Parque Pinheiros. Lá a reportagem conseguiu informações que haviam dois ginecologistas atendendo os pacientes e um pediatra. Algumas pessoas reclamaram que tinham consultas marcadas, mas pela falta do clinico, não conseguiram atendimento.

De acordo com o secretário de Saúde, Milton Parron, a redução de médicos, aconteceu devido à necessidade do remanejamento de alguns médicos terceirizados que prestavam serviço pela Fonseca Amorim, para médicos concursados [da prefeitura]. “A situação nas unidades deve ser normalizada nos próximos dias”, disse.

O secretário esclareceu ainda que o atendimento médico nos pronto socorros municipais está mantida e que o remanejamento dos profissionais concursados das UBSs é para racionalização e melhoria dos serviços prestados na nas unidades.

A reportagem apurou ainda, que além da dificuldade encontrada pelos pacientes, os funcionários temem sofrer represálias, pela falta de atendimento nas unidades. A direção dos órgãos pediu apoio da Guarda Municipal para prevenir, que possíveis agressões aconteçam.

De acordo com o secretário de Segurança, coronel Silas, apesar do temor dos funcionários, nenhuma ocorrência extraordinária aconteceu. Ainda, segundo ele, rondas normais foram realizadas e é comum a Guarda Civil Municipal prestar apoio nas UBS.

Queda de parte do teto

No último sábado, dia 13, uma parte do gesso que revestia o forro do saguão de espera para classificação de risco, de responsabilidade, da Organização Social, Iacta Saúde, caiu. Ninguém ficou ferido, segundo apurou o Jornal na Net.

O gesso já foi retirado para a colocação de um novo. Em conformidade com a legislação vigente está havendo uma cotação de preços para iniciar os reparos necessários.

Comentários