GCM ambiental de Taboão apreende caminhão despejando entulho na cidade
A Guarda Ambiental da cidade de Taboão da Serra apreendeu na tarde da última quarta-feira, dia 10, um caminhão branco que tinha acabado de jogar entulho na Alameda Miguel Prestes Ferraz, no bairro Parque Pinheiros. O motorista do caminhão, que acabou atolado na via, foi multado em aproximadamente R$ 1.800 (valor estipulado pela Lei Municipal 1713/2007).O veículo só será liberado na hora do pagamento do valor e, ainda da apresentação de toda a documentação do caminhão. Enquanto isso, o caminhão está apreendido no Pátio da Usina. No momento do flagrante feito pelos guardas Ribeiro e Gisele, o motorista disse que não sabia que o entulho não poderia ser jogado ali.
De acordo com o inspetor Alonso, a guarda ambiental, inaugurada em 24 de agosto deste ano, conta com uma viatura e oito duplas de guardas, em cada plantão, que realizam o serviço de evitar o despejo de entulho, feito por caminhões, carrinho de mão e até caçamba, além de outros crimes ambientais entre eles, a fogueira que pode danificar a via pública e ainda queimar a fiação elétrica.
As penas para os crimes variam desde multas [flagrante de despejo de entulho – valor de R$ 396,14], até ações judiciais, onde o responsável responde criminalmente pelos atos. Além disso, a pessoa é obrigada a retirar o entulho do local.
A orientação do inspetor é para que os moradores denunciem imediatamente quando se depararem com pessoas jogando lixo, entulho e móveis usados nas vias públicas e calçadas da cidade, pelo 153 ou 4786-2852.
Estatísticas
Entre os meses de agosto até 11 de outubro deste ano a guarda atendeu 60 ocorrências envolvendo crime ambiental. Onze delas foram de despejo de entulho, danos, depredação e pichação. Sete delas averiguação de queda e corte de árvores e cinco averiguação de despejo de entulho.Quatro das ocorrências dizem respeito à queima de lixo e recolha de animal. No período foram realizadas três averiguações de danos, depredação e pichação, infração ambiental e incêndio. Duas ocorrências de averiguação de fogo em mata e incêndio também foram registradas.