Chico Brito diz que oposição não terá espaço na formação da mesa da Câmara de Embu

Por Sandra Pereira | 11/10/2012

O prefeito reeleito de Embu das Artes, Chico Brito (PT), anunciou em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 10, que vai reunir na próxima semana os 13 vereadores eleitos em sua coligação para tratar da formação da mesa diretora do Legislativo Municipal. O prefeito rechaçou a possibilidade dos dois vereadores de oposição eleitos na cidade, Ney Santos e Carlinhos do Embu, participarem da composição da mesa. Ele fez um balanço positivo do resultado na cidade, disse que o desafio do seu mandato será concluir as obras em andamento e conseguir nos governos estadual e federal a aprovação de novos projetos. Descartou a possibilidade de acomodação e prometeu um mandato ainda mais ousado.

"A próxima mesa diretora saíra desse grupo de 13 vereadores. A questão da presidência da Câmara é o tema do momento. Eu e o Natinha vamos participar ativamente dessa discussão. Não tem sentido a oposição ter espaço. Seja quem for o presidente vai sair do grupo de 13. Pode não ser do PT, mas vai sair desse grupo", falou o prefeito.

O prefeito garantiu que não há divisões internas no PT de Embu. Avaliou que o PT da cidade “tem juízo” e entende que nos locais onde o partido está dividido não conseguiu vitória eleitoral. Brito garantiu que permanece no cargo até o final do mandato e se recusou a antecipar quem pretende apoiar como seu candidato à sucessão. “A única certeza que tenho é que vou concluir o mandato”, garantiu.

Ele ainda revelou ter um acordo com o seu vice, Natinha, de não permitir que o debate do tema sucessão seja antecipado no governo. Também anunciou que fará uma reforma administrativa visando dinamizar o governo, mas descartou que as mudanças de secretariado tenham cunho político.

“É natural, saudável que aconteça uma reforma administrativa. É preciso mexer, fazer adequação ver onde acertamos e onde erramos é assim que vamos fazer ainda mais”, disse. “Não faremos reforma administrativa para criar cargos ou acomodar gente. É pra azeitar a administração”.

Sobre a renovação histórica na câmara municipal da cidade Chico Brito disse os cientistas políticos entendem que “há componentes subliminares numa eleição que é difícil explicar”. Sem comentar a votação histórica obtida pelo candidato Ney Santos ele disse que o importante foi sua coligação ter eleito 13 dos 15 vereadores eleitos da cidade.

“Um projeto como o nosso que está na cidade há 12 anos ser aprovado pela população com o índice de 65% é uma conquista”.

Chico Brito também não quis comentar o resultado das eleições para o PT na região. Ele ponderou que caberá aos diretórios municipais do PT avaliar o resultado das urnas e redefinir suas estratégias políticas eleitorais. “Onde o PT não está unificado a derrota é certa. Nós aqui no Embu temos muito juízo em manter o partido unido. Provamos mais uma vez que acima do projeto pessoal ou de determinada tendência estamos unidos pela cidade”, ensinou.

O prefeito disse que já falou por telefone com a maioria dos prefeitos eleitos no último domingo. Contou que ainda vai ligar para o prefeito eleito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes (PSDB), e analisou que a nova composição das prefeituras do Conisud não deve prejudicar a atuação do consórcio. 

Comentários