Manifestação contra licitação no transporte acaba em pancadaria no Taboão

Por Sandra Pereira | 24/08/2009

Os perueiros que atuam o transporte alternativo de Taboão da Serra fizeram uma manifestação na manhã do dia 24, para impedir a entrega dos envelopes dos interessados em participar da licitação que está sendo feita pela prefeitura. A manifestação ficou tensa em vários momentos, houve tumulto e pancadaria. Mesmo assim, três envelopes foram entregues e a informação da prefeitura é de que a licitação vai ter continuidade, já que os 3 envelopes foram recebidos.

As lideranças da categoria se mobilizaram contra a entrega dos envelopes, por isso o protesto foi organizado. A confusão aconteceu no momento em que duas pessoas passavam para entregar oe envelopes, no prédio da Guarda Civil Municipal. Insatisfeitos, os perueiros se voltaram contrários àqueles que decidiram participar da licitação.


O vereador Valdevan Noventa acompanhou todo o protesto e ajudou na negociação para impedir o confronto dos manifestantes com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. O clima ficou tenso em vários momentos.
Os perueiros alegam que estão há 12 anos no sistema, e, por isso, não podem ser excluídos. A categoria decidiu, em Assembléia realizada na sede da Coopertab, no sábado, 22, que não iria participar da licitação. Além disso, eles deliberaram a favor da mobilização na porta da Guarda.


Por essa razão, o final de semana foi movimentado para os perueiros. Houve desentendimento entre as duas Cooperativas de Transporte Alternativo que existem na cidade. Uma delas, a Coopertab luta contra a licitação a outra, a Coopergente, estava no local tentando entregar envelopes e promete ingressar na Justiça em função de não conseguir realizar a entrega.


“Quem vai decidir o que vai acontecer agora é a Justiça. Nós já entramos com ação para impedir a continuidade da licitação”, avisa Marcelo Ribas, integrante da Coopertab.


O protesto dos perueiros fez o trânsito da cidade ficar ainda pior no começo da manhã. Dezenas de microônibus seguiram em carreata até a prefeitura. O trânsito ficou ainda pior depois de  um acidente em frente a Praça Nicola Vivilechio, envolvendo um pedestre e um motociclista.

Comentários