Usuários reclamam do Posto de Saúde e Pronto Socorro do Jardim Jacira
Falta de limpeza, medicamentos, ambulância, médicos demora no atendimento e até falta de papel higiênico nos banheiros. Segundo os usuários essa é a realidade do Pronto Socorro e do Posto de Saúde do bairro Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra. Após receber diversas reclamações dos munícipes que necessitam do atendimento de saúde, a Reportagem do Jornal na Net foi conferir de perto as reclamações.Rubea Ribeiro de Oliveira, moradora do bairro diz que não tem condições de ir até o Pronto Socorro central e é por este motivo que enfrenta fila, má vontade de médico, lixo espalhado por todos os lugares. “É muito difícil marcar consulta, demora muito tempo. Minha mãe, por exemplo, precisou usar a ambulância, mas o veículo estava quebrado”, conta Rubea.
Para Tatiane Lima Brito a situação tanto do posto de saúde, quanto do pronto socorro está precária, segundo ela os equipamentos estão velhos, isso quando não quebram e ficam impossibilitados de serem usados. “Não consegui fazer um exame de sangue, porque ficou faltando um frasco, não tinha esparadrapo, e às vezes não tem seringa”, afirmou.
Uma das maiores reclamações dos pacientes é sem dúvida a demora. Tatiane Lima conta que 10 pessoas são marcadas para o mesmo horário, “quem chegar primeiro é atendido, isso acontece porque só tem um médico no posto e ele se divide por pacientes, então demora mesmo”, relata Tatiane.
Após muitos relatos, a Reportagem do Jornal na Net percebeu a indignação das pacientes, que muitas vezes perdem um dia inteiro de trabalho, porque demoraram muito tempo no posto. “Estou esperando a mais de três horas, cheguei 11 horas e agora são 15h”, conta uma usuária do posto de saúde que não quis se identificar.
Os pacientes acreditam que a construção do novo Pronto Socorro e Posto de Saúde irá beneficiar a população do bairro. Rubea tem esperança que os Governantes comprem novos equipamentos, contrate mais médicos e que os munícipes não continuem mais vivendo no descaso.
Segundo alguns pacientes, o posto de saúde não tem água para beber, e o pronto socorro só tem um bebedouro. “Realmente a situação está precária, sofremos quando temos que passar no médico”, desabafa um munícipe.
Alguns usuários que dependem do posto de saúde e do pronto socorro contaram que antigamente não faltavam médicos. Segundo eles, a falta de doutores é de um tempo para cá, “com a falta de segurança, vigia, os médicos que trabalhavam aqui foram ameaçados por alguns criminosos, saíram e alguns estão com medo de voltar a trabalhar neste pronto socorro”, afirmaram.
O outro lado
A Reportagem do Jornal na Net foi recebida pela Superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra, Michele Sales na tarde desta segunda-feira, (5) e ela esclareceu que os prontos-socorros (central e do Jardim Jacira) nunca ficaram sem médicos, “o que acontece é que quando é estabelecido a escala de 3 médicos, às vezes pode acontecer de ficar sem um doutor, que não pode ir devido a doença, ou algum problema pessoal, ou em troca de plantão, mas nenhum dos prontos-socorros ficam sem médicos”, afirmou.
Em relação às ambulâncias, Michele afirma que o pronto socorro do centro e do Jardim Jacira contam com quatro ambulâncias “duas novas e as outras duas mais antigas, pode acontecer de quebrar, mas nunca deixamos o munícipe sem atendimento”, conta.
A Superintendente relatou que a Secretária de Saúde entrou em um processo de concorrência para compras de novos materiais e medicamentos e afirmou orgulhosa que a cidade conta com uma Clinica de Hemodiálise, Laboratório de Municipalização e ainda está construindo Posto de Saúde nos bairros Analândia, Valo Velho e Crispim. “Estou a pouco tempo como superintendente, mas estou fazendo o meu máximo, para a saúde melhorar na cidade”, afirmou.
Segundo Michele as obras do novo pronto socorro e posto de saúde do Jardim Jacira serão entregues no final de maio, começo de junho, “por ser um espaço grande, contrataremos novos médicos, compraremos novos equipamentos, e sem dúvida os munícipes contarão com um melhor atendimento”, relatou.
Para preencher as vagas que serão abertas no pronto socorro do Jacira, será aberto novo edital para inscrição para concurso público, “os médicos que passaram na prova anterior, não foi suficiente para preencher todas as vagas”, afirmou.