Alunos das Escolas Municipais de Taboão recebem a primeira dose da vacina HPV

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/09/2012

Taboão da Serra começou na última segunda-feira, 17 de setembro, a vacinar meninos e meninas dos quintos anos de todas as 25 escolas de ensino fundamental da cidade. A primeira dose da Vacina Quadrivalente Recombinante contra Papilomavírus Humano (HPV) protege contra quatro tipos do vírus e será aplicada até o dia 21 de setembro no município, antes até da Austrália, país-modelo quando se trata de vacinação contra infecções e doenças causadas por HPV no mundo.

Os alunos vêm demostrando coragem na hora de tomar a vacina. O estudante da Emef Ayrton Senna, Lucas Rocha, de 10 anos, foi o primeiro menino a ser imunizado. “Foi só uma picadinha e sei que é para minha proteção”, falou o menino.

Conscientizados pela mídia e pelas palestras realizadas pela Prefeitura sobre a importância da vacina, os pais estão satisfeitos com a iniciativa. “Já tinha me informado do preço da vacina, as três doses custam em torno de mil e duzentos reais, poucos pais teriam condições de imunizar os filhos. Estou muito feliz”, falou dona Maria dos Santos.

A segunda etapa vacinal será entre 5 e 9 de novembro, e a última dose será dada no próximo mandato municipal, entre os dias 11 e 15 de março de 2013. “O município já firmou acordo com as escolas estaduais que eventualmente recebam esses alunos, para garantir a imunização contra verrugas genitais causadas pelos tipos 6 e 11 de HPV e contra cânceres de colo do útero, vaginal, vulvar e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos 16 e 18 do vírus”, afirma o prefeito de Taboão da Serra e também médico ginecologista, Evilásio Farias.

Taboão coloca Brasil na frente

Taboão da Serra será a primeira cidade a imunizar meninas e meninos contra o HPV. Somente em 2013, a Austrália vai incluir homens na vacinação pública contra HPV. A vacina que será utilizada é a quadrivalente, que protege contra os tipos de HPV que causam cânceres e verrugas genitais, a mesma que vem sendo usada em Taboão da Serra.

Realizada entre 2007 e 2011, a vacinação de meninas e mulheres na Austrália trouxe resultados expressivos. O resultado dessa vacinação com meninas, publicado em 2011 no British Medical Journal, revelou redução de 90% das verrugas genitais entre as vacinadas, com evidências de proteção indireta, ou seja, redução de até 30% dos casos de verrugas em homens heterossexuais de até 21 anos, não vacinados, em todo o país. O estudo da Austrália tornou-se referência mundial.

Por Cristina Aguilera

Comentários