Fique atento ao cronograma de vacinação contra a Gripe H1N1
As cidades de Itapecerica da Serra, Taboão e Embu das Artes estão seguindo o calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde. Já começaram a vacinar profissionais da área da saúde, entre eles médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares. Nas últimas semanas dezenas de moradores da região encaminharam email para o Jornal na Net pedindo informações sobre o calendário de vacinação contra a nova gripe.A segunda fase da vacinação vai de 22 de março a 21 de maio. Depois é a vez das crianças entre 6 meses até 1 ano e 11 meses e pacientes com doenças crônicas, de 22 de março a 02 de abril. Adultos entre 20 e 29 anos serão imunizados de 05 a 23 de abril.
A partir do dia 24 de abril até 07 de maio os idosos a partir de 60 anos devem ser imunizados. Por último serão vacinados adultos de 30 a 39 anos.
De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Itapecerica da Serra, Doutor Milton Parron, a escolha da faixa etária levou em conta a incidência e gravidade dos casos que foram registrados ano passado. “Vamos contemplar também os chamados grupos de risco, como gestantes e pessoas com co-morbidade, que são aquelas que já tem um fator complicador como obesidade mórbida ou alguma doença crônica”, explica.
Milton acredita que a vacina além de proteger o indivíduo, protege também a comunidade onde ele vive ou trabalha, porque evita que a doença se prolifere.
A vacinação é gratuita e dividida em etapas, conforme público alvo. Para ser vacinado é necessário levar ao posto de saúde o Registro Geral (RG) e a carteira de vacinação. O medicamento é contra-indicado a quem tem alergia a ovo.
Confira o Cronograma de Vacinação contra o vírus Influenza:
De 8 a 19 de março: Profissionais de saúde (Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório profissionais que atuam na investigação epidemiológica) e a população indígena.
De 22 de março até 21 de maio: Gestantes.
De 22 de março a 2 de abril: Crianças entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses) e pessoas com doença crônica com até 60 anos de idade (renal, respiratória, hepática, cardiopata, diabetes, imunodepressão ou grande obesidade.
De 5 a 23 de abril: Pessoas com idades entre 20 e 29 anos.
De 24 de abril a 7 de maio: Idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, sendo que a vacinação será realizada juntamente com a campanha anual contra a gripe comum.
De 10 a 21 de maio: A vacina será destinada a adultos entre 30 e 39 anos.
As outras pessoas que não se encaixarem no cronograma que foi definido pelo Ministério da Saúde não precisará tomar a vacina, porque segundo o ministério não correm risco de contrair a doença.