Taboão registrou dois assassinatos por semana
O município de Taboão da Serra registrou dez homicídios dolosos (com intenção) no mês de junho de 2012, 45% das mortes intencionais de todo o semestre. Os dados representam duas mortes por semana no período. As informações são das Estatísticas da Criminalidade, contabilizadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SP), divulgados nesta quarta-feira (25).
No mesmo período, no ano anterior, foram sete ocorrências desta natureza, três vezes menos. O Jornal na Net havia apontado esta tendência (veja aqui) a partir dos dados divulgados pela SSP no mês de abril. A onda de violência na cidade vai adiante e os primeiros seis meses de 2012 já registram 90% das ocorrências (24) de todo o ano de 2012.
Na ocasião, a reportagem havia chamado a atenção para o ritmo do crescimento da violência na cidade, que já beirava os índices considerados toleráveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que adota o indicador internacional de criminalidade, que por sua vez utiliza a taxa de homicídios de 10/100 mil habitantes.
Taboão registrava na época, a taxa de 5,2/100 mil, com base em cálculos elaborados com o número de homicídios dolosos do período analisado. O mesmo cálculo, com os dados recentes, a proporção atual é de 8,8/100 mil. Se acrescentado o assassinato de um motorista da linha Circular 03 desta quarta (aqui), o índice vai a 9,2/100 mil.
Outras modalidades que se destacam são os crimes de tentativas de homicídio com 30 casos no semestre, quando em 2011, no mesmo período, foram 44. Ainda, ocorrências de estupro, 48 casos, que representam 58% dos casos registrados no primeiro semestre 2011 (82). Ainda casos de furto e roubo de carros, que chegam 53% do período anterior.
Embu das Artes e Itapecerica
A cidade de Embu das Artes, apesar de haver já no primeiro semestre de 2011, superado o índice de criminalidade tolerado pela OMS (27 assassinatos, ou taxa de 11,25/100 mil), em 2012 apresenta avanço e registra o mesmo número de homicídios dolosos que a vizinha Taboão da Serra (22), o que não representa, em termos, número positivo.Se considerado que o município tem número populacional menor, a taxa nos seis meses já se aproxima de 10/100 mil habitantes (9,1/100 mil habitantes). No caso das tentativas e homicídio, houve pequena queda e a cidade registra no período 15 casos, quando em 2011 foram 17. Tendência acompanhada pelas ocorrências de estupro.
O município registrou 56 casos no primeiro semestre de 2011, sete a mais que as 49 registradas em 2012. Das “Cidades Irmãs”, Itapecerica da Serra segue como o município mais seguro par a população com índices de criminalidade bem abaixo das demais Taboão da Serra e Embu das Artes. Reveja em reportagem relacionada aqui.
Apesar de haver registrado uma ocorrência a mais de homicídio doloso no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período de 2011, (12 e 11, respectivamente), os números são quase metade daqueles registrados nas demais cidades, mesmo considerando a população menor em relação aos demais municípios analisados.
No caso dos estupros, no entanto, houve aumento, e a cidade registra cinco casos a mais nos últimos seis meses, se comparados ao mesmo período em 2011. Foram 27 casos de janeiro a junho. A tendência é acompanhada no caso dos roubos, onde houve aumento de 16 ocorrências. Já nas tentativas de homicídio, os números são iguais aos de 2011.