Taboão da Serra reforça equipe de combate à dengue

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/07/2012

A Prefeitura de Taboão da Serra contratou 32 novos Agentes de Controle de Vetores e Zoonoses para intensificar o Plano Municipal de Contingência para Atendimento a Epidemias de Dengue em Taboão da Serra. Os novos agentes foram selecionados por concurso público e tomaram posse em junho. Após treinamento de capacitação os agentes já realizaram o primeiro trabalho, fizeram um levantamento de densidade larvária para que seja definido como está o nível de infestação pelo Aedes Aegypti no município.

Atualmente o Centro de Controle de Zoonoses conta com 43 agentes, e esse reforço atende o cumprimento de algumas metas impostas pelo Ministério da Saúde para investimento no Programa Municipal de Combate à Dengue. Entre essas metas estão atividades como o casa a casa, uma ação de campo de caráter educativo que visa orientar o morador a assumir suas responsabilidades no combate ao mosquito. Ainda atendendo a essas exigências a Prefeitura ajustou a estrutura física, o uso regular de equipamentos de proteção individual e manutenção de bombas e veículos de campo, além de adotar estratégias para redução de pendências (casas fechadas e recusas). O desenvolvimento dessas ações faz parte do planejamento anual de atuação do Centro de Controle de Zoonoses para combater o mosquito Aedes Aegypti, vetor da Dengue.

Ainda dentro desse planejamento está a assistência ao paciente com suspeita de Dengue. Os fluxos de notificações de casos suspeitos foram aprimorados com coletas de exames, sendo que quase 80% dos casos de 2012 foram definidos por resultado de sorologia conforme é indicado pelo Programa Nacional de Controle da dengue (PNCD). Empenhada em cumprir as metas do planejamento anual, de acordo com o Secretário de Saúde Dr. Milton Parron Jr., até a semana epidemiológica 27 de 2012 a Secretaria Municipal de Saúde registrou 156 casos de Dengue notificados. Desses, 73 foram confirmados, entretanto, 23 foram importados de outros municípios da região. 79 casos foram descartados porque não eram Dengue.

Também faz parte do planejamento o recém concluído Plano de Educação em Saúde, que foi elaborado por uma equipe multiprofissional e multisetorial para dar suporte e continuidade às ações de combate a dengue.

Por Rita de Cassia

Comentários