Dia Internacional do Meio Ambiente é celebrado com ação educativa em escola municipal de Taboão
06/06/2012 | Prefeitura Municipal de Taboão da Serra
Cerca de 200 crianças da Escola Municipal Infantil Papa Capim, no Jd. Salete, tiveram uma terça-feira especial e ganharam ensinamentos para toda a vida. Meninos e meninas de três a cinco anos se divertiram e prometeram levar para casa tudo o que aprenderam como cuidados, valor, respeito e amor à natureza.
A ação educativa comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente em Taboão da Serra. A bióloga Morgana Tomaz, do departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Habitação, ensinou às crianças como plantar, cuidar e conviver com a flora. Para aumentar a diversão, cantigas e brincadeiras com o artista Geraldo Magela e a atriz Alessandra Leite.
Segundo Morgana, os olhinhos infantis brilham quando entendem que a planta, assim como elas, é um ser vivo. “Ficam surpresas e comovidas quando explico que a plantinha não chora, mas se machuca. E que as árvores e plantas só podem ser cortadas se estiverem doentes, e só por um médico da prefeitura.”.
Uma das atividades mais apreciadas pelos alunos foi semear, acompanhar o crescimento e cuidar de uma plantinha. Há uma semana os alunos receberam sementes. No Dia Internacional do Meio Ambiente eles comemoraram mostrando orgulhosos a sementinha plantada.
Parte da ação acontece com cartões educativos de fotos de plantas nativas de Taboão da Serra: jacarandá, jatobá e ipês. “Eles ficam maravilhados com as cores, formas e diversidade de nossa flora. Quando descobrem que essas árvores só existem em nosso país e que são brasileiros tanto quanto eles, incentivo o orgulho nacional e a importância da preservação.”
As crianças também viram cartões com a resedá –lagerstroemia indica, originária da China, e flamboyant-mirim – caesaolpinia pulcherrima, nativa da América Central.
Ao explicar como as árvores estrangeiras vieram parar no Brasil, a bióloga relata a história da miscigenação da flora no país.
Parceria com artistas
Para animar ainda mais a turminha do Papa Capim, o departamento de Meio Ambiente fez uma parceria com os artistas Geraldo Magela e Alessandra Leite. A dupla brincou com as crianças e dançou o Cacuriá – típica do Maranhão. Cantigas e folclore ajudam a aflorar a sensibilização e o imaginário infantil, o que facilita o aprendizado. “A criança da cidade fica muito distante da natureza”, lamenta Magela. Alessandra usa brincadeiras lúdicas com os pequenos. “Usamos cantigas e histórias do nosso folclore para criar um ambiente favorável para aflorar o imaginário infantil. Brincar facilita o aprendizado.”, afirma Alessandra.
Educação ambiental
A diretora do EMI Papa Capim Paula Miranda é educadora há 22 anos. Atualmente é responsável pela educação de quase 400 crianças da EMI. “É fundamental o trabalho da equipe do Meio Ambiente no cenário escolar”. Segundo Paula, educação ambiental na primeira infância desenvolve a consciência ecológica e sustentável para toda a vida.
Rita Hortênsia Silva Queiroz, supervisora de ensino da cidade, acompanhou a ação educativa representando a Secretaria de Educação. “Nossos educadores são treinados e orientados a despertar a consciência ecológica dos alunos durante todo o ano letivo”, orgulha-se.
Orientação do governo
A poucos dias da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira destacou o papel dos brasileiros na promoção da educação ambiental e sustentabilidade, principalmente nas iniciativas realizadas nas escolas.
“Mais uma vez nossa cidade esta à frente”, comemora Edna Maciel, secretária de Habitação, pasta responsável pelo departamento de Meio Ambiente. Desde o início da gestão do prefeito de Taboão da Serra Dr. Evilásio Farias os alunos da rede municipal recebem ações de educação ambiental nas salas de aula.
Por Adriana Alkmim