Tapetes são confeccionados por fiéis nas cidades

Os católicos das cidades de Itapecerica, Embu das Artes e Taboão da Serra, além de todo o país, celebram o dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira (07). A data que representa para a Igreja a confirmação da fé tem como principal parte da cultura da festa: os tradicionais tapetes coloridos.

Com muita criatividade e fé, os fiéis confeccionam os desenhos dos  tapetes que vão ganhando forma com serragem colorida, areia, pedrinhas e materiais reciclados como borra de café,  tampinhas e pets que foram recolhidas pelos fieis durante todo o ano. Eles se reúnem na madrugada e pela manhã, os tapetes já podem receber visitas.

Em Itapecerica da Serra será um total de 60 quadros em aproximadamente 400 metros de ruas enfeitadas. A novidade fica por conta dos tapetes feito com flores e folhas, lembrando as flores que os fiéis antigamente colocavam nas ruas para passar a procissão.

Na cidade de Embu das Artes os tapetes terão 305 metros de comprimento passando pela Rua da Matriz, na altura da Capela de São Lázaro, até o Largo da Matriz, onde fica o Museu de Arte Sacra.

Já na cidade de Taboão da Serra a tradição contará com 130 tapetes em cerca de 700 metros de ruas e avenidas do Centro, que vão desde o Santuário Santa Terezinha, passando pela rua do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Mueller e trecho da avenida Armando Andrade.

Horários

Itapecerica abre a visitação dos tapetes às 10h da manhã, na Praça Largo da Matriz. E a Missa Campal com a Procissão e Benção do Santíssimo às 15 Horas. Confira mais aqui.

Embu realiza a visita e a procissão em cima dos tapetes na manhã desta quinta. Às 18 horas de quarta haverá uma concentração no Ginásio do Estádio Municipal Hermínio Espósito, de onde a procissão seguirá até o Museu de Arte Sacra, onde será realizada a missa. Aqui.

Na cidade de Taboão da Serra a visitação dos tapetes começa às 14 horas e às 17 horas tem início à procissão, seguida da Missa Solene. Mais informações aqui.

Comentários