Escola de Taboão arruma jeito criativo de contribuir com o Meio ambiente na Festa Junina

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/06/2012

Nos meses de junho e julho, uma das maiores atrações das escolas públicas e particulares de todo o País são as festas juninas: bandeirinhas, danças, brincadeiras, roupas e comidas típicas divertem as crianças e integram as famílias.

Uma das atrações da festa é o Concurso de miss e mister caipirinha que elege o casal de alunos mais populares. Pela tradição, os estudantes que conseguem vender o maior número de votos são coroados no dia da festa ao título de Miss e Mister Caipirinha. Mas uma escola da cidade de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, descobriu um jeito diferente de realizar o concurso e contribuir para o meio ambiente.

Na Emef Cecília Meirelles, ao invés de vender os votos, as crianças arrecadam garrafas pets. Ganha a competição, os dois estudantes que conseguirem o maior número de recipientes descartáveis. Em apenas 12 dias de campanha, a escola arrecadou 42 mil garrafas pets que seriam jogadas nos lixos de Taboão da Serra e hoje estão contribuindo com o trabalho de uma Cooperativa da cidade – a Cooper Zagati - e ajudando as famílias de pessoas como a catadora de sucatas Iná Maria Marques, 62 anos, mãe de duas filhas e avó de três netos. A expectativa é que, em um mês do projeto, a escola arrecade cerca de 100 mil vasilhames.

De acordo com o diretor da EMEF Cecília Meirelles, Ricardo dos Santos, a idéia nasceu das discussões produtivas da Equipe Cecilia culminada na ação que vai ao encontro do Projeto institucional da escola que pretende mudar os valores e comportamento da sociedade. “ As crianças têm o estímulo da premiação que é muito importante na infância, mas também estão aprendendo valores, falando sobre sustentabilidade e sobre a importância da reciclagem”, avalia.

Aos 8 anos, o aluno Marco Antônio mostra que aprendeu a lição. “Uma garrafa demora muito para se decompor na natureza e enviando para a reciclagem ela ajuda muitas pessoas, isso é mais importante que ganhar o concurso”, falou o garoto que já retirou das ruas cerca de trinta garrafas pets.

O projeto foi além dos muros da escola e vem mobilizando os pais e as famílias. De acordo com dona Silvana Domingues Barbosa, seu filho Natam, de 7 anos, movimentou toda a família para arrecadar as pets. “ Ele está consciente da importância da reciclagem e vem pedindo para toda a família participar”, contou a mãe.

Segundo o secretário de Educação de Taboão da Serra, José Marcos, as escolas devem fomentar conteúdos para a construção de uma cultura ambiental desde a infância. “A criança é uma peça fundamental para a conscientização da sociedade”.

O projeto de sustentabilidade irá além das festividades. Depois da arrecadação das pets, os alunos irão visitar a Cooperativa Zagati para saber como é realizado o processo de reciclagem e depois receberão na escola os catadores e representantes da Secretaria de Meio Ambiente que falarão sobre o processo industrial da reciclagem.

O Brasil recicla 56% das garrafas pet, mas ainda desperdiça mais de 100 mil toneladas, por ano, desse material. A matéria-prima de garrafas pet é muito disputada e serve para fazer, entre outros, placas de trânsito, capas de cadernos e principalmente para a fabricação de todo o tipo de tecido de poliéster.

A festa Junina na EMEF Cecília Meireles acontece no dia 16 de Junho a partir das 10h. A escola fica na Rua Rosalina Shultz, 25, Taboão da Serra.

Comentários