Autarquia realiza ações de prevenção à Saúde no Centro

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 24/05/2012

O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) da Autarquia Municipal de Saúde - IS realizou atividades para divulgação do serviço de prevenção e orientação ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, no dia 9 de maio, na Praça João Pessoa, centro de Itapecerica da Serra.

O evento contou com a participação de todos os funcionários do CAPS-ad, que desenvolveram as seguintes ações: Divulgação do Centro com entrega de folder e explicação sobre o funcionamento do tratamento; Sensibilizar pessoas com diagnóstico de alcoolismo e dependência química para buscarem o tratamento; Prevenção, orientação e informações sobre o tabaco, explicando seus malefícios à saúde.

O grande enfoque foi justamente o tabagismo devido a neste mês de maio (31/05) ser comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Foi aplicado o Teste de Fargerstron aos tabagistas (teste que mede o grau de dependência ao tabaco) e ainda aplicado o monoxímetro, aparelho semelhante ao bafômetro, porém, que mede a quantidade de monóxido de carbono no pulmão do tabagista.

A ação de prevenção à saúde realizou 118 testes e a aplicação do monoxímetro, em que os munícipes atendidos já saíram com consultas agendadas para tratamento de tabagismo ou de outras drogas.

Comentários