Superlua iluminou céu da região neste sábado

Por Edimon Teixeira | 6/05/2012

Neste sábado a noite, dia 5, os moradores das cidades da região puderam conferir, uma "Superlua", no céu da região, às 23h34, quando a Lua ficou mais próxima da Terra. A natureza reservou o espetáculo que não era visto nesta proporção, desde março de 1993, há 18 anos.

Moradores de Itapecerica, Embu das Artes e Taboão da Serra caracterizam a "Superlua" um fenômeno extraordinário e não puderam deixar de comentar a experiência pela rede social Facebook. "A Lua ficou linda", disse um. "Mais que Lua é essa, maravilhosa", afirmou outro e outro morador completou: "Essa Lua deixou  mais ainda o sábado perfeito e feito para os casais apaixonados".

Na ocasião, a Lua passou mais perto da Terra que o normal, em um evento conhecido pelos astrônomos como "Superlua". O satélite terrestre estava em sua fase cheia e realizou sua maior e mais brilhante aparição do ano, passando a 357 mil quilômetros do planeta - cerca de 24,6 mil quilômetros a menos que a média.

Uma conjugação de acontecimentos astronômicos proporcionaram uma Lua 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante. O início da fase de Lua cheia coincidiu com o momento em que este satélite natural está mais próximo da Terra durante a sua órbita, o que deu-lhe uma dimensão aparentemente superior.

Apesar de, tradicionalmente, se associar esta fase da Lua ao azar, desastres naturais e ao caos, os cientistas esclareceram que não há razões para receios. “A superlua trará marés fora do comum por causa de seu alinhamento com o Sol e a Terra, mas o efeito será modesto”, disse  Geoff Chester, do Observatório Naval dos Estados Unidos. 

Comentários