Com apoio dos munícipes, Prefeitura aperta o cerco ao despejo de entulhos na cidade

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 4/03/2010

O combate aos aterros de Itapecerica da Serra iniciado pela Administração Jorge Costa há alguns meses ganhou definitivamente o apoio da população. Como a cidade está inserida em uma área 100% de proteção aos mananciais, todos têm o dever de lutar contra o descarte de lixo e entulho em terrenos do município.

Todas as licenças de funcionamento de aterros foram suspensas a partir do começo deste ano e uma força tarefa da Administração Municipal, formada pela Fiscalização, GCM e Trânsito, tem impedi-do caminhões de descarregarem detritos na região. Entre os meses de dezembro 2009 e fevereiro de 2010, a GCM apreendeu cerca de 15 caminhões que cometeriam ou cometeram o delito.

Percebendo a importância da ação, a população itapecericana tem se mostrado importante parceira do poder público. Nas últimas semanas, munícipes acionaram a guarda civil pelo telefone 153 e foram cruciais para algumas dessas apreensões.

Na madrugada do último dia 13 de fevereiro, moradores do Jacira impediram que um caminhão descarregasse detritos em local público, pedindo apoio à Guarda Civil Municipal. A GCM apreendeu o caminhão e o encaminhou ao pátio da Delegacia, onde foi registrado Boletim de Ocorrência por crime ambiental.

De acordo com o boletim, durante o ocorrido policiais militares do 37º BPM/M que passavam pelo local tentaram interferir na ação da GCM, que chegou a ameaçar os militares com voz de prisão caso continuassem a atrapalhar a ação. Na Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra, os PMs tentaram novamente interceder a favor dos averiguados, obrigando o Delegado da Policia Civil a acionar a corregedoria da Policia Militar.

Já no dia 9, um munícipe que entrava em Itapecerica pela Rodovia Salvador de Leone, por volta das 23 horas, avistou um caminhão com três caçambas de lixo. Ao perceber que o material seria despejado em um terreno próximo à estação de alimentação da Eletropaulo, acionou a guarda pelo telefone 153.

Interessado em acompanhar o desfecho do caso, o munícipe localizou a viatura da GCM e acompanhou a perseguição no local da infração. Seguindo o trâmite legal, o caminhão foi encaminhado à delegacia para fazer B.O. e apreendido no pátio.

O problema dos descartes de entulho na cidade só será totalmente vencido com o apoio da comunidade itapecericana. Quem ver um caminhão suspeito de despejar entulho ou lixo no município deve contatar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Comentários