Audiência Pública dá lição de democracia em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/03/2012

Participação popular e democracia puderam ser vivenciadas na prática durante a 40ª Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor de Embu das Artes, realizado pelo Governo da Cidade de Embu das Artes, na segunda-feira, 19/3. O evento reuniu mais de 800 pessoas no auditório da E.M. Professora Valdelice Medeiros Prass de diversas regiões da cidade incluindo integrantes dos mais variados movimentos sociais e classes econômicas.

Foi uma lição de democracia, pois mais da metade das seis horas de evento foi utilizada para a população apresentar propostas e promover discussões sobre a cidade que querem para os próximos dez anos. Mais de 60 pessoas se manifestaram verbalmente e outras 42 encaminharam suas considerações por escrito.

“O governo municipal realizou reuniões nas 20 regiões administrativas da cidade para ouvir a população, pois acreditamos que todos, desde as pessoas mais simples até as mais abastadas, têm competência para decidir sobre as prioridades da cidade”, destacou o prefeito Chico Brito.

Mas, antes da apresentação das propostas por parte dos participantes, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Júnior, fez uma síntese do projeto de revisão do Plano Diretor de Embu das Artes, apontando as principais mudanças em relação ao vigente, que é de 2003. Esse plano serve para orientar a política urbana e uso do solo, bem como os investimentos e as ações no território para os próximos dez anos, a fim de gerar desenvolvimento econômico, com inclusão social, de forma sustentável.

Anteriormente à realização das audiências públicas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, fez um diagnóstico da cidade, o maior levantamento de informações já realizado, que contempla dados de áreas importantes como infraestrutura urbana, economia, serviços básicos e meio ambiente. Todo material foi analisado para traçar um panorama sobre os problemas da cidade e as necessidades da população.

Até o final da semana, o projeto de revisão do Plano Diretor será encaminhado para a Câmara Municipal, que fará uma nova audiência pública para sua aprovação.

Júlio Marcondes

Comentários