Itapecerica registrou 25 casos de Leptospirose devido as enchentes
Itapecerica sofreu muito com as enchentes registradas no final de 2009 e nos começo deste ano.
A água contaminada é apontada como a principal fonte de contaminação da Leptospirose. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Itapecerica a cidade registrou 25 casos da doença.
Mas, nenhum deles resultou em óbito como está sendo comentado na cidade.
“Tivemos 25 diagnósticos da doença. Se a leptospirose matou alguém essa pessoa com certeza não é de Itapecerica da Serra, pode até morar na cidade, mas não nasceu aqui",garante o diretor da Vigilância Epidemiológica de Itapecerica, Milton Parron.
Ele orienta as pessoas que tiveram contato direto com a água a ficarem atentas a sinais e sintomas parecidos com a gripe como: febre, dor de cabeça, dores no corpo e muita dor na panturrilha.
“Quem apresentar esses sintomas deve procurar a Unidade Médica mais próxima de sua residência e contar ao médico que entrou em contato com água ou lama de enchente”, ensina.
Além disso, Milton afirma que é preciso cuidado na hora de limpar os locais atingidos pela água e a lama usando bota, luvas ou sacos duplos.
Ele ainda aconselha que depois da enchente os alimentos embalados em saco plástico e saco de papel não sejam utilizados mais, porque podem estar contaminados.
O cuidado com os utensílios de cozinha e as roupas também devem ser redobrados para evitar contaminação.