Há dois anos interditada rua de Taboão passa por obras
Há mais de dois anos interditada a rua José Carlos de Macedo Soares, importante via de ligação da cidade de Taboão da Serra com São Paulo está passando por obras de colocação de guias, recuperação da pavimentação e alargamento da pista, segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.
A reportagem do Jornal na Net esteve no local, na última semana e constatou homens e máquinas trabalhando na rua. Já na tarde desta terça-feira, dia 24, a rua que conta com faixas indicando a interdição, além de muito entulho e buracos, estava deserta, sem sinais de obras.
As obras na rua estavam previstas para se encerrarem até o início do período chuvoso deste ano, de acordo com matéria divulgada no site da Prefeitura em outubro de 2011 mas o prazo não foi cumprido e o que se vê é a rua da mesma maneira que se encontrava antes, afirmaram moradores e pedestres do local. “Faz muito tempo que essas obras começaram e até agora tudo continua como antes, sem avanços significativos”, aponta o pedestre Cláudio Santos.
Naquela época a prefeitura esperava a intervenção da Eletropaulo na retirada de alguns postes de iluminação pública para que a mesma tenha a entrada alargada. A Prefeitura havia entrado em contato com a concessionária, mas o trabalho ainda não foi realizado. Informações da Assessoria de Imprensa indicam que a obra continua da mesma maneira, ou seja, sem a retirada dos postes.
A idéia da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos e da Secretaria de Manutenção é garantir que a rua volte a ser uma rota importante para amenizar os congestionamentos no centro do município. Em setembro, do ano passado, assessores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo visitaram o local e prometeram a liberação de R$ 500 mil restantes para a conclusão da obra. O contrato assinado com o Governo do Estado foi da ordem de R$ 1 milhão, conseguido através de emenda legislativa.
"Essa obra de canalização foi realizada nos governos anteriores, já estava bem deteriorada, estamos aguardando esse recurso estadual para concluir o trabalho de colocação de guias, bem como da recuperação da pavimentação no local", informa o secretário de Obras, Ricardo Rezende.
A rua fica às margens do córrego Pirajuçara, entre o bairro Jd. Maria Rosa e a estrada de Campo Limpo.
Desde o dia 15 de março de 2011, a secretaria de Obras iniciou as escavações e o trabalho de contenção da pista, na sequência será a parte do viário, que inclui o alargamento da rua com a desapropriação de uma casa que fica na esquina, próximo da estrada do Campo Limpo.
A Prefeitura agora aguarda esse recurso do Governo do Estado, já que a via está na divisa com o município de São Paulo.